Conheça as novidades do 7.1.20

Conheça as novidades do 7.1.20

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Estamos liberando ao longo destes dias a versão 7.1.20. Esta atualização possui todas as últimas modificações liberadas pela receita federal nos últimos dias para a entrega do SPED ECD, além de uma longa lista de novidades e modificações.  Confira abaixo:

O que há de novo

Versão: 7.1.20.0

 SGCP – CONTÁBIL

NOVO

  1. Financeiro – Clérigos: Implementadas fichas cadastrais, tanto formulário em branco quando preenchidas na tela de cadastro de Clérigos.
  2. Financeiro – A Receber – Recibo: Implementado Recibo na tela de Contas a Receber.
  3. Financeiro – A Pagar – Retenção de INSS: Implementação de campos para base de cálculo e alíquota na tela de contas a pagar para lançamento de INSS retido em Notas fiscais. O SGCP faz a retenção, mediante valores inseridos na tela e gera o documento para pagamento (GPS – Guia da Previdência Social) em Gerenciamento de retenções.
  4. Financeiro – A Pagar – IRRF PJ: Ao realizar um lançamento no A Pagar, agora é possível definir a alíquota do IRRF PJ retido na nota fiscal. A alíquota definida em Impostos – Configuração de Retenções, campo IRRF PJ constará no A Pagar como padrão, mas será permitido a alteração.
  5. Financeiro – A Pagar – Desconto Incondicional: Implementado campo para lançamento de Desconto Incondicional. Esse desconto deve vir destacado na nota fiscal. Para utilizar esse campo, deve parametrizar a conta contábil em System – Parâmetros – Financeiro – A pagar
  6. Financeiro – A Pagar – Frete: Implementado campo para lançamento de frete no A Pagar. O frete a ser lançado neste campo deve vir destacado na nota fiscal. Para utilizar esse campo, deve parametrizar a conta contábil em System – Parâmetros – Financeiro – A pagar
  7. Financeiro – A Pagar – Baixa de Parcelas: Ao realizar a baixa de uma parcela, caso o fornecedor possuir adiantamento lançado, aparecerá a mensagem: “Esse fornecedor possui saldo de adiantamento”.
  8. Financeiro – A Pagar – Apropriação: Implementado regra para apropriação de despesas pagas antecipadamente, gerando lançamentos contábeis dessa apropriação  e transferências de saldos de curto para longo prazo. Para que essa rotina funcione corretamente, a classificação financeira deve estar parametrizada para “Apropriar”.
  9. Financeiro – A Pagar – Provisão de Longo Prazo: Implementada a provisão a longo prazo diferenciando os lançamentos contábeis entre curto e longo prazo. Rotina a ser utilizada quando houver um parcelamento com valores a vencer após o final do ano seguinte. O sistema faz a distribuição correta desses valores, desde que a Classificação Financeira esteja parametrizada de forma correta.
  10. Financeiro – Recibos – RPA – Retenção de INSS: Implementação da retenção de INSS no RPA. O cálculo do INSS já era realizado no RPA, porém agora o sistema faz a retenção e gera o documento para pagamento (GPS – Guia da Previdência Social) em Gerenciamento de retenções.
  11. Contabilidade – Manutenção de Exercício: Implementada tela de Manutenção de exercício para unificar todas as funcionalidades do exercício da Diocese, são elas: Encerramento do exercício, Reversão de Encerramento, Virada Anual, Definição de Período de Trabalho, definição do Fechado até, Movimentação de contas de longo prazo para curto prazo e Apropriação de contas.
  12. Contabilidade – Relatórios – Razão (Modelo 2): Esse relatório tem objetivo de apresentar as contrapartidas dos lançamentos por conta contábil. Serão apresentadas todas as contrapartidas dos movimentos onde a conta contábil selecionada estiver inserida.
  13. Contabilidade – Relatórios – Relatório DMPL: Implementado o relatório DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido);
  14. Contabilidade – ECF (Escrituração Contábil Fiscal): Alterações no layout gerado pelo SGCP para o exercício de 2016.
  15. Contabilidade – Sped Contábil (ECD – Escrituração contábil digital): Alterado o layout com as alterações para o exercício de 2016, melhoria no tempo de geração do arquivo, inserida opção de importação do ECD enviado no exercício anterior.
  16. Patrimônio – Bens – Cadastro: Incluído campo “Nº CRLV” na tela de cadastro de bens, aba Veículos. Esse campo também foi acrescentado no relatório Ficha de veículos.
  17. Impostos – Configuração de Retenções: Implementado campo Vigência. As retenções são controladas por vigência, para os casos em que há mais de uma tabela para o mesmo exercício. Sendo assim, é possível duas ou mais configurações de retenções para o mesmo exercício.

MELHORIA

  1. Cadastros – Centros de custos: Inserida a função de inativar centro de custo. Ao inativar, será acrescentado na descrição do centro de custo o termo [INATIVO];
  2. Financeiro – Rateio – Regras: Ao cadastrar mais de uma vez a mesma pessoa com o mesmo beneficiário, o sistema apresentará uma mensagem de alerta dizendo que já foi cadastrado.
  3. Financeiro – Rateio – Regras: Permissão de busca de Pessoa e/ou Beneficiário pelo código da Paróquia que a Pessoa representa, caso exista.
  4. Financeiro – Apuração de Regra do Rateio: Quando há encerramento do exercício, os saldos das contas de receitas e despesas são zerados. Para a geração do rateio, onde se considera o saldo das contas contábeis selecionadas na regra, o SGCP faz uma verificação se há encerramento do exercício, se houver, ele busca os débitos e créditos nas contas, configuradas no rateio, desconsiderando os lançamentos de encerramento.
  5. Financeiro – Contas – Cobrança – Gerar Boletos de contas a receber: Ao gerar o boleto, será apresentado o tipo do documento e o documento concatenados, como já feito no Contas a Receber.
  6. Financeiro – Movimentação Caixa/Banco – Recibo: Nos filtros do Modelo 2 foram criadas diferentes opções para serem apresentadas no recibo como: padrão, exibir conta contábil, exibir histórico complementar. No caso de lançamento multipartidas, aparecerão todas as partidas separadamente.
  7. Financeiro – Movimentação Caixa/Banco: Ao selecionar um registro que tenha origem INT – Integração ou CMP – Campanha, não habilita o botão recibo.
  8. Financeiro – Recibos – Avulsos: Para o modelo 2, recibo de Pagamento, foi realizado ajuste nos termos de emitente e destinatário do recibo. Na primeira frase em vez de:  “Pagamos à (razão social da Pessoa do recibo)” mudar para “Recebemos de (razão social da paróquia logada)”;
  9. Contabilidade – Plano de Contas: Implementado botão Copiar na tela de cadastro de conta contábil.
  10. Contabilidade – Encerramento do Exercício: Melhoria na performance do encerramento do exercício.
  11. Contabilidade – Encerramento do exercício: Ao finalizar a rotina de encerramento do exercício, automaticamente irá abrir a tela para definição do “Fechado até” e novo Período de Trabalho. A data inicial do Período de trabalho deve ser maior do que a data do “Fechado até”..
  12. Contabilidade – Movimentação – Folha de pagamento: Alterada regra para permissão de alterações na de lançamentos de origem FPG na tela de Movimentação Contábil.
  13. Contabilidade – Ferramentas – Integrações: Quando for feita EXPORTAÇÃO do Saldo Inicial do SGCP, é exportado também os bancos e centros de custos, da mesma forma que é feita quando exporta as Movimentações SGCP. Foi alterado também para a IMPORTAÇÃO do Saldo Inicial SGCP, para que importe primeiramente os bancos e centros de custos e depois os saldos.
  14. Contabilidade – Movimentação – Pesquisa: Implementado filtro para busca de lançamentos por conta contábil.
  15. Patrimônio – Relatórios – Inventário com Saldos Atualizados: Implementado filtro no relatório para impressão por período, considerando a data de aquisição. Criado também checkbox para seleção se quer ou não apresentar a data de emissão no relatório.
  16. Impostos – Gerenciamento de Retenções – Baixa de Impostos: Ao realizar a baixa de um imposto em Gerenciamento de retenções, se, no campo Histórico da classificação financeira estiver selecionada a variável Competência, o sistema busca a competência do lançamento (A pagar, côngruas ou RPA) que originou o imposto e apresenta no lançamento contábil da baixa do imposto.

CORREÇÃO

  1. System – Cadastro – Diocese: Ao inserir uma diocese, digitar todos os dados e salvar, o sistema está salvando o campo Bairro na tabela dioceses, mas não está salvando esse campo na paróquia que é criada a partir dessa diocese, e nem na pessoa que representa essa paróquia.
  2. System – Cadastros – Representantes Legais: Ao cadastrar um representante legal sem CPF e depois cadastrar outro sem CPF também, ao tentar salvar o segundo cadastro o SGCP apresentava a mensagem: “Já existe um representante legal com esse CPF cadastrado nessa paróquia”.
  3. Tela padrão de inativação: Ao inativar qualquer cadastro, é necessário inserir um Motivo e a data da inativação. Se fosse apagada a data e clicado em Ok, a mensagem constava a palavra Obrigatório. Corrigido para Obrigatório.
  4. Login Contábil pelo Paróquia: Quando se faz login no Contábil pelo Paróquia, o contábil abre na paróquia logada no sistema Paróquia, porém ao alterar a paróquia e fechar o Contábil, ao abrir novamente pelo sistema Paróquia, o contábil estava logando na última paróquia que foi fechada.
  5. Financeiro – Grid de Contatos: Quando escolher o Tipo Contato Whatsapp, Telegram e Viber, ao digitar algo no campo “Contato” o sistema mostra a máscara de telefone no campo. Não estava apresentando a máscara.
  6. Financeiro – Tabelas – Classificação Financeira: Se o cliente selecionasse uma classificação financeira padrão do SGCP, se ela não estivesse sendo usada em nenhum lugar do sistema, era permitido a exclusão da mesma.
  7. Financeiro – Rateio – Recebimentos: Ao gerar recibo de um recebimento, era exibida a frase “Detalhes dos Pagamentos” no corpo do recibo. Foi alterado para “Detalhe dos Recebimentos”.
  8. Financeiro: Ajustes de tamanhos e disposição de alguns botões nas telas: A pagar, Repasses (Caixa e banco), Cheques, Recibos de Côngruas, RPA, e Cadastro de Plano de contas.
  9. Financeiro – A Pagar: A tela de contas a pagar estava validando apenas o período de trabalho para permitir ou não a edição de uma conta a pagar. Foi implementada validação por Data de Fechamento também.
  10. Financeiro – Contas – A pagar: Ao selecionar uma conta com movimentações fora do período de trabalho clicando em Alterar, Salvar e Copiar, os campos continuavam desabilitados.
  11. Financeiro – Contas – Fluxo de Caixa: Nas colunas de Previsto, da semana 2 e semana 5, a numeração estava sendo cortada, tanto na visualização quanto na impressão.
  12. Financeiro – Contas – Cobrança – Boletos a Receber: Se uma tela estivesse aberta e eu abrisse a tela de Boletos a receber, selecionando um boleto e Imprimir, ao fechar o boleto o foco não ia para essa tela e sim para a outra, que estava em segundo plano.
  13. Financeiro/Contabilidade – Telas de Movimentação – Lançamento Padrão: Um usuário que não tem acesso à tela de Lançamento Padrão, conseguia, nas telas de  movimentação caixa e banco, clicar no botão Padrão, escrever a descrição e salvar o registro. Foi bloqueado este botão, mostrando a mensagem que o usuário não tem permissão para cadastrar um Lançamento Padrão.
  14. Financeiro/Contabilidade – Movimentação (caixa, banco e contábil): Se abrisse a aba “Multipartidas”, ao selecionar uma conta que tem um banco vinculado, e apagasse a conta, o sistema não estava travando os campos Código e Descrição do banco.
  15. Financeiro/Contabilidade – Movimentação Caixa/Banco/Contábil: Ao inserir um lançamento em qualquer uma das três telas de movimentação, se não preenchesse o histórico e digitasse um espaço no histórico complementar ele permitia salvar o lançamento.
  16. Financeiro – Bancos – Movimentação: Se fizesse um lançamento multi partidas, clicasse em  Novo, fosse na aba Simplificado e fizesse um lançamento, quando eu clicava em salvar, o sistema apresentava a mensagem:  “Repasses entre Centros de Custo só podem ocorrer com contas de Caixa, Banco ou Aplicação”.
  17. Financeiro – Recibo Avulso: Ao emitir um recibo avulso para uma pessoa física, ao realizar a impressão estava apresentando as informações corretas, porém a descrição do campo estava como CNPJ. Foi corrigido para CPF.
  18. Financeiro – Recibos – Recibos avulsos: Mesmo o usuário vinculado a um perfil de plano de contas, o SGCP permitia buscar uma conta contábil que não estava no seu perfil e apresentava um erro apenas ao tentar salvar o recibo.
  19. Financeiros – Recibos – RPA: Na aba Contabilidade e retenções, se digitasse um valor no campo Dependentes ao pressionar Enter ou TAB, o valor não permanecia no campo.
  20. Financeiro – Relatórios – Demonstrativo Anual: Quando o cliente selecionava um período em que, uma conta de ativo tem lançamentos de débitos e créditos no caixa/banco, ao marcar a opção Mostrar Ativo/Passivo/Transitório o relatório se perdia e mostrava essa conta duas vezes com resultados diferentes.
  21. Contabilidade – Integrações – Importação Folha de Pagamento: Incluído parâmetro para desconsiderar a filial informada nos arquivos que estão sendo importados, e fazer os lançamentos na paróquia importada.
  22. Patrimônio – Bens – Relatórios: Nos relatórios Ficha dos Veículos e Ficha dos Imóveis, ao selecionar a opção “Imprimir Formulário em branco”, e clicar em Imprimir, o cabeçalho do relatório estava apresentando o nome da Theos em vez de ir com os dados da paróquia selecionada.
  23. Impostos – Impostos classificação Financeira: Ao selecionar e alterar uma configuração, clicar em Novo, o SGCP salva a alteração realizada. Estava salvando apenas quando clicado em Salvar.
  24. Impostos – Gerenciamento de Retenções – Baixa de Impostos: Ao realizar a baixa de Impostos a variável Documento não estava sendo apresentada corretamente, era apresentado o número do imposto. Foi corrigido para apresentar o número do documento que originou o imposto.
  25. Impostos – Gerenciamento de Retenções: Ao abrir essa tela em dois computadores diferentes, e fizesse alterações no mesmo registro, o sistema permite realizar a operação duas vezes. Um exemplo encontrado foi a geração de dois impostos para o mesmo documento.

 SGCP – PARÓQUIA

NOVO

  1. No menu Geral em Cadastro de Responsáveis, incluso a opção de inativação fazendo a chamada da tela de inativação.
  2. No menu Campanha na tela de Incluir múltiplos benfeitores, foi adicionado opção para buscar apenas os fiéis que já são benfeitores.
  3. Na tela de Grupos Catequéticos do menu Catequese, foi retirado a obrigatoriedade de digitar algo para pesquisa do campo Etapas.
  4. No menu Campanha na tela de Incluir múltiplos benfeitores, foi retirado a obrigatoriedade de digitar algo para pesquisar dos campos Grupo, Matriculado no Ano, Missionário do Dízimo e Etapa Catequese.
  5. No Relatório de Fiéis, quando selecionado o filtro Carnê do Dizimista, ao escolher a opção “Com Capa”, ao clicar em imprimir exibe também a tela com opções de impressão do Carnê Dizimista.
  6. Inclusão de Inativação nas seguintes telas: Fornecedor, Pessoa e Imobiliárias.
  7. No menu Crisma em relatório de Listagens, inserido as opções de “Crisma realizadas no período”, “Crismandos por data de celebração” e “Crismandos preparados no período”.
  8. No Cadastro de Fiéis, na aba Complemento, foi incluso a inativação do cônjuge através da chamada da tela de inativação.
  9. Na tela de Lançamento de Dízimo, ao buscar um registro e clicar em Histórico de Lançamento de Dízimo, foram incluídos os campos de IDDIZIMO e IDFIEL, facilitando a busca destes registros vistos na tela de Histórico de Utilização.

MELHORIA

  1. No menu Geral, em Relatório de Fiéis na opção Imprimir Etiquetas,  quando for colocado mais de uma cópia para cada etiqueta na opção “Imprimir cada etiqueta”, desabilita os campos de “Iniciar na linha e iniciar na coluna”, colocando para esses campos o valor fixo 1.
  2. Na tela de Cadastro de Usuário, foi desabilitado a exclusão do próprio usuário logado no sistema.
  3. No menu System, na tela Cabeçalho, foi limitado o tamanho das imagens em 100 kb, para evitar distorcer as imagens com grandes resoluções.
  4. No menu Geral em Relatórios de Fiéis, quando o relatório era solicitado com filtro de “Exibe Fiéis Cônjuges”, não estava sendo possível fazer ordenação no relatório, os filtros de ordenação estavam desativando na hora que seleciona a opção.
  5. No menu System na tela de Configurações, na aba Geral onde pergunta se “Habilitar seleção de itens favoritos?” e “Habilitar exibição dos últimos itens acessados?”, foram retirados os pontos de interrogação.
  6. Retirado a palavra “Paróquia” dos e-mails enviados para os dizimistas e aniversariantes onde apareciam duas vezes.
  7. No menu Dízimo em Lançamento de Dízimo, na impressão do Recibo, Papel A4 – 1 via ou 2 vias, foi alterado a frase “Oferta referente ao mês 1 de 2017” para “Oferta de dízimo referente ao mês 1 de 2017”.
  8. Nos Relatórios de Ofertantes e Não Ofertantes do menu Dízimo, onde aparecem telefone foi incluído o celular.
  9. Criado validação para e-mails já cadastrados na tela de Cadastro de Usuário.

CORREÇÃO

  1. Em Dízimo, Lançamento de Dízimo na tela de confirmação de impressão(habilitada na tela de Configurações), não era possível escolher a opção “Não” através do enter, mesmo pressionando a seta na direção correta.
  2. Na impressão de Índice de Livros do Crisma e do Matrimônio, ao marcar para exibir o “Verso”, um “v” era exibido logo após o número da folha e do livro.
  3. Na tela de Censo, foi criado verificação de campos “Nome” e “Cep” vazios, para evitar erros de cadastro com titular vazio.
  4. Ajustado o nome paróquia na impressão de Carnê de Dizimista Sem Capa por Fiel selecionado.
  5. Habilitado a visualização do campo “Agrupado por:” no relatório de Dízimos no período.
  6. Erro ao abrir a tela de Catequizando ajustado.
  7. Ajustes no layout da capa do carnê com problemas no Carnê do Dizimista no Relatório de Fiéis.
  8. No menu Planejar, em Intenções de Missas, exibia um erro ao tentar gravar uma intenção programada clicando no botão “Novo”.
  9. Ajustado a impressão dos Livros de Batismo, quando selecionado o Modelo 2 (5 registros por página), na  visualização cortava o quinto registro e as linhas da averbação pulavam para a próxima página.
  10. No menu Rerum, Complementos, em Imobiliária, ao tentar cadastrar uma imobiliária nova, dava o erro.
  11. Na tela de Intenções de Missa no menu Planejar, houve correção de intenções duplicadas no sistema.
  12. No Cadastro de Participantes do menu Planejar, ao cadastrar um participante e seu cônjuge, ao salvar, e logo alterar e salvar novamente, o sistema duplicava o registro e exibia uma mensagem de erro.
  13. No Cadastro de Fiéis no menu Geral, quando cadastrado um tipo de contato como e-mail, depois alterado para telefone, o campo continuava com o e-mail inserido, hoje o sistema apaga o valor do campo para a inserção da nova informação.
  14. Em Relatórios de Cursos no menu Planejar, quando marcado e desmarcado o filtro “Participante Selecionado”, o comportamento da opção “Exibir Status de Pagamento” era alterada.
  15. No menu System no Relatório de Usuários, um usuário com permissão total usando perfil não conseguia gerar o relatório.
  16. No Cadastro de Fiéis, na aba Participação, era possível cadastrar um mesmo fiel mais de uma vez na mesma campanha.
  17. Ainda no Cadastro de Fiéis, em algumas paróquias quando criado um fiel e na aba Perfil, escolhendo um dos já existentes e clicando em salvar, não salvava e depois aparecia um erro.
  18. No menu System, na tela de Configurações Gerais, quando se fazia o cadastro de uma máscara, caso pressionar a seta para baixo do teclado, e depois voltar no campo da máscara, ao salvar gerava uma mensagem erro.
  19. Em qualquer tela de Recibos, ao estornar um recibo contabilizado que também tivesse sido criado novo recibo dava erro ao estornar e a tela informava que estava estornado.
  20. No Cadastro de Fiéis, quando era cadastrado mais de um motivo de inativação em uma paróquia, ao inativar um fiel e escolher um motivo de inativação, ao salvar e abrir a tela de inativação novamente,  o motivo de inativação não estava sendo exibido.
  21. No menu Matrimônio na tela de Habilitação Matrimonial em Imprimir HB, ao cadastrar quatro testemunhas no cadastro de matrimônio, ao imprimir o documento Ata de Matrimônio, e nele está os quatro campos de assinatura das testemunhas. Mas na descrição do documento, onde é informado as testemunhas e seus dados que foram cadastrados, é exibido apenas de duas testemunhas, não das quatro.
  22. No Relatório de Fiéis, apenas aparecia as informações do cônjuge quando era criado uma ficha para ele.
  23. No menu Planejar na tela de Cursos, na inclusão simplificada de participantes, só estava sendo mostrado o contato cadastrado como residencial, se for celular ou outro não estava mostrando, e ao salvar no curso se o tipo do contato for diferente de residencial ele ficava em branco.
  24. No menu Catequese, na Ficha de Impressão do Catequizando, da tela Catequizando, no relatório o campo etapa era cortada quando esta tem mais de 10 caracteres.