Dom João Justino de Medeiros Silva é o novo arcebispo de Montes Claros (MG)

O papa Francisco aceitou na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, o pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de Montes Claros, no Estado de Minas Gerais, apresentado por dom José Alberto Moura, por motivo de idade. Na sequência, nomeou o coadjutor, dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo da arquidiocese. A notícia foi publicada no Jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.

Nascido em 22 de dezembro de 1966, dom João Justino é natural de Juiz de Fora (MG), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011, e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012.

Em 2017, o papa Francisco o nomeou como arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG). Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação do regional Leste 2 da CNBB.

Em março de 2016, foi escolhido como membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e se tornou responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Fonte: CNBB

Comentários