Nomeado novo bispo para a diocese de Vacaria, no Rio Grande do Sul

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 09, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Irineu Gassen, bispo de Vacaria no Estado do Rio Grande do Sul, por motivo de idade. Na ocasião, nomeou bispo da respectiva diocese, o padre Sílvio Guterres Dutra, atual reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre (RS). A notícia foi publicada no Jornal “LÓsservatore Romano”, às 12 horas de Roma.

Padre Sílvio Guterres

Nascido em junho de 1966, no município de Encruzilhada do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, padre Sílvio cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Fez Mestrado em Teologia Pastoral junto à Universidade Lateranense, em Roma.

Padre Sílvio foi ordenado sacerdote em 1993, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, por dom Altamiro Rossato. No exercício do ministério presbiteral cumpriu as funções de professor de Teologia Pastoral Pastoral, junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, entre outras funções.

Fonte: CNBB

Comentários