Arquidiocese de Brasília (DF) tem novo Bispo auxiliar nomeado pelo Papa Francisco

Arquidiocese de Brasília (DF) tem novo Bispo auxiliar nomeado pelo Papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais: Array

Segundo informações da CNBB, nesta quarta-feira, 21 de Dezembro, o Papa Francisco nomeou o padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, do clero de São Carlos (SP), como bispo titular de “Centenária”  e auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF). Até o momento, ele exerceu a função de reitor do seminário diocesano de São Carlos – Teologia e foi pároco da paróquia São João Batista, em São Carlos. 

Padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, nasceu em Ibaté (SP), dia 05 de agosto de 1966. Estudou filosofia no seminário diocesano de São Carlos, em São Carlos (SP), em 1992-1994 e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em Campinas (SP), em 1995-1998. Licenciou-se em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, em 2018, e especializou-se em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano, em 2021.

Foi ordenado diácono em 11 de Dezembro de 1998 e sacerdote em 10 de Setembro de 1999, incardinado na diocese de São Carlos. Exerceu as seguintes tarefas: Administrador paroquial de Nossa Senhora do Vale em Araraquara, em 1999-2001, Pároco do Divino Espírito Santo, em Dois Córregos, em 2001-2005, Pároco de São João Batista, em Bocaina, em 2005-2009, Pároco de Nossa Senhora Aparecida, em Barra Bonita (2009), Pároco de Sant’Ana, em Araraquara 2009-2017 e Pároco de São Sebastião do Patrimônio da Serra, em Brotos 2017-2018. 

FONTE: CNBB

Saudação da Theòs Sistemas Eclesiais ao monsenhor Antonio Aparecido de Marcos Filho

Reverendíssimo Bispo eleito Dom Antonio Aparecido de Marcos Filho,

Nós da Theòs Sistemas Eclesiais, o congratulamos pela honrosa eleição episcopal.

Fazemos conhecer que nos sentimos presenteados com o dom de tão escelça e insigne missão.

Que sua caminhada episcopal seja marcada como foi até agora todo vosso ministério, pela docilidade, comunhão e colegialidade.

Rogamos para que torne-se insignia viva da dignidade episcopal, em exaltação da santa fé, paz e tranquilidade do povo cristão, para o crescimento e honra da Santa Igreja Romana representando-a sem medo onde quer que ela o requisite.

Conte com nossas orações cotidianas e siga no vigoroso testemunho, sempre no cumprimento do vosso insigne múnus pastoral a serviço da Igreja universal.

Nesta inspiração nossos melhores votos em todos os momentos de vossa vida e vocação neste munus que sabiamente lhe foi confiado.

Atenciosamente:

Theòs Sistemas Eclesiais.