Segundo CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 14 de Dezembro, dom José Carlos de Souza Campos como Arcebispo da vacante arquidiocese de Montes Claros (MG), transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG). A igreja particular de Montes Claros estava vacante desde Dezembro de 2021, quando dom João Justino de Medeiros foi transferido para a arquidiocese de Goiânia (GO).
Dom José Carlos Souza Campo, nasceu em Itaúna (MG), no dia 3 de Janeiro de 1968, filho de José Pinheiros Campos e de Piedade Souza Campos.
Em 1983, dom José Carlos entrou no seminário diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, entre 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.
Durante boa parte de sua trajetória profissional, dom José Carlos exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Também lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.
No dia 26 de Fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Divinópolis e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse. Atualmente, dom José Carlos é o presidente do regional Leste 2 da CNBB.
Fonte: CNBB
Saudação da Theòs Sistemas Eclesiais a Dom José Carlos de Souza Campos
Reverendíssimo Bispo eleito Dom José Carlos de S. Campos,
Nós da Theòs Sistemas Eclesiais, o congratulamos pela honrosa eleição episcopal.
Fazemos conhecer que nos sentimos presenteados com o dom de tão escelça e insigne missão.
Que sua caminhada episcopal seja marcada como foi até agora todo vosso ministério, pela docilidade, comunhão e colegialidade.
Rogamos para que torne-se insígnia viva da dignidade episcopal, em exaltação da santa fé, paz e tranquilidade do povo cristãos, para o crescimento e honra da Santa Igreja Romana representando-a sem medo onde quer que ela o requisite.
Conte com nossas orações cotidianas e siga no vigoroso testemunho, sempre no cumprimento do vosso insigne múnus pastoral a serviço da Igreja universal.
Nesta inspiração nossos melhores votos em todos os momentos de vossa vida e vocação neste munus que sabiamente lhe foi confiado.
Atenciosamente,
Theòs Sistemas Eclesiais.