Em 15 de agosto, comemoramos o Dia da Informática. A intenção é fazer uma homenagem a essa tecnologia que a cada dia nos apresenta grandes e incontáveis avanços, benefícios e facilidades.
E isso tanto para a nossa rotina de trabalho quanto até para a nossa rotina pessoal. Afinal, seja no trabalho ou em casa, estamos rodeados por essa tecnologia nos nossos computadores, tablets, notebook e celulares.
Então, para celebrarmos esse dia, vamos entender como surgiu o computador.
Dia da Informática, como surgiu?
Para compreender como surgiu o Dia da Informática, vamos precisar voltar no tempo, pois a sua data está diretamente relacionada à criação da informática.
O dia 15 de agosto de 1946, marca o surgimento do ENIAC, o aparelho antecedeu nossos atuais computadores.
Mas, afinal, o que significa ENIAC? A sigla ENIAC quer dizer Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer, numa tradução livre é algo como Analisador integrador numérico elétrico e computador.
Logo, este aparelho é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo. E os responsáveis pela sua criação foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, uma escola de Engenharia Eletrônica da Universidade da Pensilvânia.
Ele foi criado com o objetivo de processar cálculos rápidos, e com ele era possível realizar 5 mil operações por segundo. Mas este computador era enorme, ocupava um espaço de mais de 150 m², pesava mais de 30 toneladas. Bem diferente dos computadores que temos hoje, não é mesmo?!
Anos depois, a Eckert-Mauchly Computer Corporation (EMCC), empresa focada no desenvolvimento de computadores para uso comercial e militar, lançou uma nova máquina.
Esta marcou a história da computação como o primeiro computador moderno comercial do mundo. Estamos falando do UNIVAC (Universal Automatic Computer). Essa máquina era menor que aquela primeira, mas ainda assim era grande. Tinha o tamanho de um grande armário e pesava cerca de 13 toneladas e foi lançado em 1951.
A tecnologia da informática é sempre uma aliada
Tem muitas pessoas que sentem medo da informática, acham que é algo muito difícil de se aprender, se sentem inseguras, têm medo de fazer algo errado e de estragar tudo.
Portanto, é preciso desmistificar o uso da informática. Afinal, com as inovações tecnológicas, hoje qualquer trabalho tem passado por grandes transformações, exigindo que tanto as organizações quanto os colaboradores se atualizem constantemente.
A informática foi criada justamente para facilitar os trabalhos e não para dificultar. Logo, ela pode ser uma grande aliada para diferentes profissionais, principalmente em um ambiente de escritório, como é o caso da secretaria paroquial.
Existem diversas ferramentas que nos ajudam a otimizar a rotina de trabalho, facilitando as atividades e os processos.
E quando você se sentir inseguro ou se achar incapaz de usar a informática, lembre-se de quando os e-mails começaram a ser utilizados como uma forma de comunicação direta.
Muitos, inicialmente, não acreditavam no potencial deste simples recurso, tinham certa desconfiança se era ou não seguro, mas logo perceberam o quanto ele facilitava a rotina de trabalho.
É assim também com todas as ferramentas que a informática é capaz de nos proporcionar. Inicialmente é normal sentir certo medo em aprender a utilizar, afinal o ser humano costuma sentir medo justamente do desconhecido, mas com força de vontade em aprender, tudo se torna mais fácil.
Igreja informatizada evangeliza com mais qualidade
Falar de uma igreja informatizada pode parecer algo futurista para muitos, mas não é. Isso é muito real e necessário.
A grande missão da igreja é a evangelização. Contudo, em muitas paróquias ainda se gasta muito tempo com serviços burocráticos, tempo que poderia ser utilizado para pensar em estratégias de evangelização ou com a evangelização na prática.
É claro que o serviço burocrático que acontece na secretaria paroquial é necessário, mas o que queremos dizer aqui é que é possível otimizar o tempo com a tecnologia certa.
Existem soluções que podem auxiliar o secretário ou secretária paroquial em suas tarefas, bem como aos párocos em sua missão de cuidar da paróquia. E são ferramentas acessíveis e que podem facilitar a comunicação, ajudar na gestão e muito mais.
Quer levar a informática para a sua secretaria paroquial? A Theòs pode ajudar!
A Theòs Sistema Eclesiais tem soluções de informática elaboradas exclusivamente para a realidade das paróquias e dioceses.
Somos pioneiros neste nicho, portanto, compreendemos como ninguém as necessidades da Igreja no que diz respeito à informatização, bem como temos soluções inovadoras.
Quer ter uma amostra do que a nossa tecnologia pode fazer?
O Sistema Eclesial auxilia na gestão de: folha de pagamento, gestão contábil, côngruas, benefícios, integrações, estatística paroquial, gestão de intenções de missa, sacramentos, dízimo, catequese, cursos e cadastros gerais.
Logo, se você compreende que é urgente tornar os processos na igreja informatizados, conte conosco. Seremos grandes aliados nesta tarefa!
Solicite uma apresentação das nossas soluções em informática AQUI.
Enquanto isso, recomendamos a leitura:
Sistema de gestão para igrejas: por que escolher o Eclesial?
Gestão financeira: Conheça os relatórios que irão ajudar você a gerenciar melhor sua diocese
Como a tecnologia contribui para a evangelização