A Theòs Sistemas Eclesiais recebe com pesar a notícia do falecimento de dom Aloísio Sinésio Bohn, manifestamos nossa saudação fraterna aos familiares, comunidades da Diocese de Santa Cruz do Sul e toda a Igreja Católica.
A diocese de Santa Cruz do Sul (RS) comunicou na noite desta quinta-feira, 09 de junho o falecimento de seu bispo emérito, dom Aloísio Sinésio Bohn, aos 87 anos. De acordo com a diocese, o bispo morreu de pneumonia. Ele estava hospitalizado, nos últimos dias, por causa de uma dificuldade respiratória, chegou a receber alta, mas não resistiu e morreu.
O corpo de dom Sinésio será sepultado na Catedral São João Batista, onde acontecerão as celebrações de exéquias. O velório terá início às 9h e a missa de corpo presente será celebrada às 15h, desta sexta-feira.
Nascido em Montenegro (RS), em 11 de setembro de 1934, dom Sinésio foi o segundo bispo de Santa Cruz do Sul e esteve à frente da diocese de 1986 até 2010. Desde que se tornou emérito residia na Casa de Amparo Fraterno, junto com um grupo de padres idosos da Diocese.
Na CNBB, atuou na Comissão Episcopal de Pastoral e foi o bispo responsável pelos setores do Ecumenismo, do Diálogo Inter-religioso e da Pastoral da Juventude de 1983 a 1990. De 1992 a 1995 foi o Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).
Fonte: CNBB