Nomeado novo bispo para a diocese de Barra do Garças

Nomeado novo bispo para a diocese de Barra do Garças

Compartilhe nas redes sociais: Array

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o papa Francisco nomeou o padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças (MT). A nomeação veio imediatamente após o papa aceitar o pedido de renúncia de dom Protógenes José Luft, SdC. 

O monsenhor Paulo Renato pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP). 

A Theòs saúda o monsenhor Paulo Renato e deseja muita luz e paz em sua nova missão. A Dom Protógenes José Luft, nosso agradecimento por sua dedicação e amor à Igreja católica e deseja que muitas bênçãos lhe recaiam nesta nova fase da sua missão. Deus vos abençoe.

Padre Paulo Renato Fernandes de Campos

Nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo.

Em 20 de março 2004, recebeu a ordenação presbiteral.

Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.

De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).

Dom Protógenes José

Nasceu em Palmeira das Missões (RS), em 6 de maio de 1949. Ordenou-se presbítero em 7 de dezembro de 1975, em Chapada (RS).

Foi nomeado bispo em 26 de janeiro de 2000 e recebeu sua ordenação em 26 de março de 2000, em Porto Alegre (RS), tendo tomado posse como bispo coadjutor de Barra do Garças-MT em 2000, Igreja onde continuou exercendo o seu ministério como bispo até então.

Fonte: CNBB