Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti

Compartilhe nas redes sociais: Array

Santa Maria Goretti nasceu em Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini. Sua família era muito pobre, porém, temente a Deus. Os pais ensinavam a fé cristã para os filhos. Maria Goretti teve 5 irmãos: Tereza, Ersília, Angelo, Sandrino e Marciano.

Vida de Santa Maria Goretti
Quando tinha seis anos, sua família tornou-se tão pobre que foram forçados a deixar sua fazenda e trabalhar para outros fazendeiros. Por isso tiveram que mudar para uma casa compartilhada com uma outra família chamada Serenelli. O pai de Maria foi trabalhar para outros fazendeiros e morreu de malária quando ela tinha 9 anos de idade.

Morando na casa compartilhada, a beleza de Goretti com apenas onze anos, despertou paixões desequilibradas em Alessandro Serenelli, um jovem de 20 anos. Alessandro a assediava, mas a menina não cedia aos desejos do jovem.

Foi então, que, no dia 5 de julho de 1902, quando Maria Goretti estava costurando e vigiando sua irmã menor, Alessando entrou e a ameaçou de estupro. Ela se defendeu e começou a rezar, dizendo que era pecado e que ele iria para o inferno. Não conseguindo o que queria, ele lutou com Goretti. Vendo que nada conseguiria Alessandro lhe deu 11 facadas. Goretti gritou e tentou fugir, ele então acertou mais três facadas na pobre menina e fugiu. O pai de Alessandro chegou e a levou para o hospital. Ela foi operada sem anestesia, mas os médicos nada puderam fazer porque os ferimentos eram muito graves.

Antes de morrer Maria perdoou seu agressor, dizendo que queria encontrá-lo no céu. Disse que ele tentou estuprá-la várias vezes, mas que ela se defendeu sempre. Para a comoção de todos, Maria Goretti faleceu no outro dia, olhando para uma pintura da Virgem Maria.

Milagre de Santa Maria Goretti
Seu assassino foi preso logo depois, julgado e condenado a 30 anos de prisão. Três anos mais tarde ele recebeu a visita do Bispo local e se arrependeu, dizendo que teve um sonho com Santa Maria Goretti, no qual ela lhe entregava flores e estas pegaram fogo assim que ele as segurou. Depois escreveu para o bispo agradecendo a visita e pedindo que ele o incluísse em suas orações.

Quando terminou de cumprir sua pena, Alessandro Serenelli foi à casa da mãe de Goretti, implorar seu perdão. A mãe da Santa disse: “Se minha filha, em seu leito de morte te perdoou, eu também te dou meu perdão”. Depois disso, os dois foram participar juntos da Santa Missa.

Profundamente arrependido, tocado por Deus e pelo perdão de Maria Goretti e de sua mãe, Alessandro entrou para o Mosteiro da ordem menor dos frades Capuchinhos. Lá, ele trabalhou como porteiro e jardineiro. Viveu ali até o fim de sua vida, em 1970 e teve a graça de participar da Canonização de Santa Maria Goretti.

Goretti é tida como a Santa da castidade, da juventude, da pobreza, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão. Ela é representada carregando lírios, sinal de pureza, e com vestes brancas, sinal de sua virgindade.

 

Santa Maria Goretti, rogai por nós!