5 maneiras de usar a tecnologia para aprender sobre a bíblia

5 maneiras de usar a tecnologia para aprender sobre a bíblia

Compartilhe nas redes sociais:

Setembro é o mês dedicado à Palavra de Deus. A Igreja católica reserva este mês para refletir a importância de ler e praticar o Livro Sagrado.

“Anunciai de cima dos telhados aquilo que vos digo ao pé do ouvido” (Mt 10, 27). Esta passagem do Evangelho de São Mateus exorta todo cristão a sair pregando o Evangelho por todos os lugares. Esta é a missão que Jesus deixou aos seus discípulos.

“Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, a sua frente, a todas as cidades e lugares aonde ele pensava ir” (cf Lc 10,1).

Nos tempos de Jesus e até mesmo num passado não muito distante, era preciso viajar em missão para evangelizar. Hoje, no entanto, com o advento da tecnologia, as mensagens podem ser levadas a muitos lugares e a inumeráveis pessoas, em poucos segundos. Vamos elencar aqui, cinco formas de evangelizar através dos meios tecnológicos.

#1 – A Bíblia On-line

No ônibus, numa sala de espera, até mesmo na igreja. É possível encontrar a bíblia inteira para a leitura on-line, no celular. Diversas traduções disponibilizam a bíblia de forma gratuita para que as pessoas acessem e leiam.

Se antigamente um cristão podia ser reconhecido por carregar a bíblia debaixo do braço, hoje já não é mais tão fácil identificá-lo. Sabe-se se lá o que aquela pessoa com os olhos vidrados na tela está fazendo. Pode ser que ela esteja lendo, meditando e aprendendo mais sobre a Palavra de Deus.

A mesma tecnologia que organiza manifestações, agride, mata e violenta das mais diversas maneiras, também é capaz de catequisar e evangelizar.

#2 – Redes sociais com conteúdo bíblico

Num passado não muito distante, o único meio de receber as mensagens bíblicas era pessoalmente. Para fora das igrejas, o meio de levar a mensagem adiante era indo até as casas, de porta em porta. Quando não, alguns horários nos canais de TV ou rádio.

Hoje, porém, depois da pandemia, a realidade é totalmente diferente. Tanto as informações como as formações estão muito mais acessíveis. Diversos sites, páginas no YouTube, FaceBook, Instagram, TiK Tok e tantos outros meios, propagam a fé de diversas maneiras.

De transmissão da missa a dancinhas, dicas bem humoradas, gatinhos, bebês, enfim, o importante é evangelizar.

#3 – Aplicativos para leitura da bíblia

No entanto, quando o objetivo é encontrar um versículo bíblico, basta digitar uma frase e pronto, está na mão. Esta facilidade pode ajudar muito nas atividades da catequese, publicações nas redes sociais, enviar uma mensagem para alguém.

Enfim, para qualquer finalidade, é mais fácil e rápido do que folhear toda a bíblia em busca da passagem.

#4 – Influenciadores católicos

Quantos influenciadores católicos você conhece hoje? São muitos com diversas abordagens. Tem pessoas que trabalham a linguagem direcionada apenas para jovens, para crianças, adultos. Enfim, é possível aprender mais sobre a Bíblia de forma descontraída e de maneira que a mensagem se fixe na memória.

Muitas vezes essa mensagem é transmitida de forma lúdica, através de música, encenações, danças, sempre dentro do contexto bíblico.

#5 – Transmissão de missas

Desde a pandemia, muitas paróquias no mundo todo tiveram que se desdobrar para transmitir as missas. Foi um período em que as igrejas ficaram fechadas, mas a Palavra de Deus precisava chegar aos fiéis.

Desde então, muitos continuaram a transmitir as missas e foram além, investindo em equipamentos e pessoas qualificadas. Eles viram que era bom, e assim se fez: as missas podem ser acompanhadas pela TV, computador ou celular.

Como acompanhar

A Theòs Sistemas oferece ajuda às paróquias em todo os sentidos. Gratuitamente aos clientes que utilizam o Sistema Eclesial, é oferecido o aplicativo ParóquiaNet. Neste aplicativo você encontra as leituras bíblicas, a liturgia diárias, orações, santo do dia, entre outros.

Afinal, é inegável a necessidade de se adequar à modernidade da evangelização. A própria Igreja orienta a usar os meios disponíveis para a divulgação da mensagem de Jesus Cristo.

Para saber mais sobre o Sistema Eclesial e ParóquiaNet, entre em contato com o time de atendimento AQUI.