Gestão financeira: Conheça os relatórios que irão ajudar você a gerenciar melhor sua diocese

Gestão financeira: Conheça os relatórios que irão ajudar você a gerenciar melhor sua diocese

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A gestão financeira costuma ser motivo de preocupação e muitos fogem dela porque acham uma tarefa chata de se fazer. No entanto, é algo mais que necessário e que não pode ser negligenciado. Vamos entender melhor!

O que é gestão financeira

Gestão financeira é um conjunto de processos que permitem controlar, analisar e planejar as atividades financeiras. Logo, possibilita e fornece os recursos para que os responsáveis analisem cenários e tracem metas a fim de alcançar melhores resultados e como utilizar os recursos de maneira mais assertiva.

E se no mundo empresarial uma boa gestão financeira está por trás de toda empresa de sucesso, em se tratando de dioceses, ela ajuda o ecônomo diocesano a ter uma visão mais estratégica da diocese.

A gestão financeira é sinônimo de eficiência

Estamos cercados pela tecnologia e quando o assunto é  gestão financeira ela também está disponível. Logo, não faz sentido realizar todos os processos da gestão financeira manualmente. Afinal, além de demandar muito tempo e esforços, essa prática ainda pode acarretar erros e falhas.

Sendo assim, é possível contar com um sistema de gestão financeira como um aliado para automatizar e facilitar a gestão da diocese.

Esse tipo de solução centraliza as informações das diferentes paróquias em um único sistema. Isso facilita a geração de relatórios e a análise dos dados, proporcionando ao ecônomo diocesano uma visão completa da diocese.

Neste sentido, com um bom sistema de gestão financeira é possível otimizar tempo e assegurar eficiência operacional. E com ele, realizar uma gestão financeira eficiente deixa de ser um grande desafio para se tornar uma realidade.

Conheça a solução que a Theòs pode oferecer para a sua diocese

A Theòs Sistemas Eclesiais está há 25 anos no mercado oferecendo soluções inteligentes para simplificar a rotina de gestão financeira de cúrias e paróquias.

Logo, quando o assunto é gestão financeira alguns processos são essenciais, como:

·         Planejamento financeiro;

·         Controle do fluxo de caixa;

·         Gestão de contas a pagar e a receber;

·         Acompanhamento e administração do capital de giro;

·         Apuração e análise de gastos, entre outros.

Sendo assim, poder contar com um sistema de gestão financeira feito especificamente para paróquias e cúrias vai unificar os processos e facilitar ainda mais essas atividades.

Então descubra agora o que o Eclesial, sistema desenvolvido pela Theòs, pode fazer por você, ecônomo diocesano!

Leia também: Sistema de gestão para igrejas: por que escolher o Eclesial?

Relatórios de gestão financeira do Sistema Eclesial

Com o Sistema Eclesial de gestão financeira você tem à sua disposição 5 tipos de relatórios financeiros. São eles:

# Prestação de contas

Este relatório apresenta as movimentações financeiras de entradas e saídas. Você pode emitir este relatório selecionando a visão paróquias, com a movimentação de todas as comunidades agrupadas; ou selecionar qual comunidade deseja consultar no relatório. É possível optar também por movimentação de caixa ou de origem do banco. Este relatório de prestação de contas apresenta os valores de todas as contas de maneira consolidada, ou seja, os valores totais de cada conta, de acordo com o período informado no momento da geração do relatório. E por padrão, ele apresenta primeiramente os lançamentos efetuados através da movimentação de caixa e em seguida os lançamentos efetuados através das movimentações bancárias.

# Boletim Financeiro

Este relatório serve para realizar a consulta de todos os lançamentos separados por datas, de um período determinado que você vai escolher ao gerar o relatório. No relatório aparece a data, o código da conta, a descrição do lançamento e o valor de entradas ou saídas. Neste relatório é possível realizar a consulta de todos os lançamentos da paróquia separados por data, desta maneira você pode verificar se os lançamentos estão preenchidos de maneira correta

# Demonstrativo anual

O sistema financeiro vai gerar um relatório com os demonstrativos mensais ou anuais, apresentando os valores de entrada e saída das movimentações. O relatório apresenta as contas por linha e os meses por coluna, trazendo os valores totais de cada conta, seja ela de entrada ou de saída das movimentações.   

# Resumo financeiro

Este relatório pretende auxiliar o ecônomo diocesano a mapear tendências no que diz respeito às despesas e receitas das paróquias, tanto de caixa quanto de contas bancárias. Além disso, o relatório apresenta o saldo anterior, o total de entradas, o total de saídas e o saldo atual. Consultando este relatório com frequência, é possível verificar o que foi planejado e o que está sendo executado financeiramente em cada paróquia.

# Relatório de Usuários

Este relatório traz informações de lançamentos a partir da seleção de um determinado usuário da paróquia ou de todos de um modo geral. Traz informações de entrada e saída da caixa ou de banco.  

Enfim…

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a compreender que a gestão financeira, por parte do ecônomo diocesano, pode ser bem mais simplificada. E que contar com um sistema pensado exclusivamente para a Igreja pode poupar o seu tempo.

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