Igreja se prepara para o VII Dia Mundial dos Pobres

Igreja se prepara para o VII Dia Mundial dos Pobres

Compartilhe nas redes sociais:

O Dia Mundial dos Pobres será celebrado no domingo, 19 de novembro de 2023. Ações de solidariedade e luta por justiça social e igualdade de direitos marcam as ações deste dia. 

Realizado pelo  7º ano consecutivo, o dia mundial dos pobres tem como tema, “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7). O tema foi escolhido para lembrar quão importante é ter o olhar sempre voltado aos que mais precisam de ajuda, seja qual for a natureza. 

Aqui no Brasil, em preparação para este dia, é realizada, desde o primeiro ano, a  Jornada Mundial dos Pobres, que desta vez será nos dias 12 a 19 de novembro.

Todas as frentes das pastorais, serviços e movimentos com caráter caritativo são chamados para elaborar ações que envolvam toda a comunidade. 

As ações vão desde a  arrecadação de alimentos até manifestações em favor dos mais vulneráveis e socialmente carentes da sociedade. A proposta é que a Igreja de todo o mundo se mobilize para que haja pão em todas as mesas. 

Mapa da Fome

Segundo um relatório do Mapa da Fome, um dos braços da ONU, 111 países, em todo o mundo, sofrem com a falta de comida. 

Já no Brasil, o levantamento mais recente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizado entre os anos de 2020 e 2022, cerca de 10,1 milhões de brasileiros estavam em situação de fome. Outros 21,1 milhões, não tinham comida durante um dia ou mais. 

A fome sempre foi uma preocupação da Igreja católica. Diversas pastorais e movimentos foram criados para ajudar a amenizar a dor dos que passam fome.

Um auxílio necessário

Para facilitar o trabalho caritativo nas cúrias, paróquias e organizações do Brasil, a Theòs desenvolveu, o Gestão Social.  

Você já ouviu falar desse recurso para controle e organização das doações? Ele possui relatórios que administram tanto as entradas como as saídas dos produtos. Tudo organizado, discreto e protegido para que não se exponham, nem quem doa, nem quem recebe as doações.

Além disso, com o Gestão Social, é possível ter mais agilidade, eficiência e organização no trabalho. E tem mais, dá pra fazer integração e colaboração entre todas as paróquias da (arqui)diocese e cúria. A Paróquia que tem mais pode oferecer ajuda à paróquia que mais precisa, bem como aquela que passa por dificuldades, pode pedir por socorro. 

Saiba mais

O Gestão Social é uma ferramenta indispensável para o controle e organização. Vale a pena consultar os nossos meios de atendimento para saber mais.

Dedique o seu tempo e energia para ajudar os mais necessitados.  Dedique o seu tempo e energia para ajudar os mais necessitados.  Conte conosco para facilitar as tarefas do seu dia a dia.