A diocese de Primavera do Leste – Paranatinga, no Mato Grosso, que estava vacante desde junho de 2023, agora já pode contar com um novo bispo.
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 4 de outubro, dom João Aparecido Bergamasco, transferindo-o da sede episcopal de Corumbá (MS).
A diocese encontrava-se vacante desde junho de 2023, quando o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Derek John Christopher Byrne, em razão de ter completado 75 anos de idade, conforme previsto no Código de Direito Canônico.
Toda a equipe Theòs Sistemas deseja a dom João Aparecido Bergamasco, muita luz e fé em sua missão frente à diocese de Primavera do Leste. Que o Espírito Santo ilumine e guie os seus passos.
Sobre o novo bispo:
Dom João nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá município de Tuneiras D’Oeste (PR). Ele é religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino).
Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993.
Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã. Também integrou o Conselho Presbiteral.
Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal. Em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM).
Foi reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 volta à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.
Em 19 de dezembro de 2018, o Papa Francisco o nomeou como 14º bispo para a diocese de Corumbá (MS). Foi ordenado em 3 de março de 2019. Em 23 do mesmo mês foi empossado oficialmente como bispo da diocese.
Dom João Aparecido Bergamasco é membro da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha e também da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB.
Fonte: CNBB