O arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, pediu ao papa por um colaborador.
Atendendo ao seu pedido, o pontífice nomeou dom Carlos Alberto Breis Pereira, atualmente bispo da diocese de Juazeiro (BA).
O eleito, dom Beto será, portanto, coadjutor da arquidiocese de Maceió.
A Theòs se alegra com a nomeação de Dom Beto e lhe envia votos de uma caminhada cheia de paz e sabedoria.
Que o Espírito Santo sempre conduza seus passos e o oriente suas ideias.
Dom Beto
Nasceu em 16 de setembro de 1965, em São Francisco do Sul (SC). É frade menor franciscano desde a década de 1980. Ele ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.
No âmbito da sua ordem religiosa, desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente;
Também foi coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife. Também desempenhou a função de pároco durante o ministério presbiteral.
Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Neste ano, foi eleito presidente do Regional.
Fonte: CNBB