Atendendo à solicitação do cardeal Paulo Cezar Costa, de poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar, o Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 19 de março, o padre Vicente de Paula Tavares, como bispo titular de “Gergi” e auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF).
Padre Vicente pertence ao clero da arquidiocese de Brasília. Atualmente ele é pároco na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, e integra o Colégio de Consultores da Arquidiocese.
Nós da Theòs parabenizamos o padre Vicente pela nomeação e lhe desejamos muitas alegrias na nova missão que lhe foi confiada. Rogamos a Deus que o abençoe com saúde, sabedoria e amor.
Padre Vicente de Paula Tavares
Nasceu na cidade de João Pinheiro (MG), no dia 21 de janeiro de 1972. No ano de 1992, fez seu primeiro encontro vocacional no seminário menor de Paracatu (MG), de homônima diocese.
Iniciou seus estudos de Filosofia em fevereiro do ano de 2000, concluindo o ciclo filosófico em 2002; Foi ordenado sacerdote no dia 9 de dezembro de 2006, por imposição das mãos e oração da Igreja, do hoje cardeal bispo emérito de Brasília, João Braz de Aviz, à época arcebispo metropolitano.
Após ordenação sacerdotal, foi nomeado vigário da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião (DF), de 2007-2008; sucedeu o padre Godwin (falecido em 2021) no ofício de pároco na mesma paróquia, de 2009-2010.
No ano de 2015, regressou a Brasília e foi nomeado vigário da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul; nesta mesma data, também foi nomeado responsável pela Obra das Vocações sacerdotais, também na Capital do país. Em 2016, padre Vicente foi transferido pelo cardeal Sergio da Rocha para assumir nova missão na erigida na paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, no Jardim Botânico, com ofício de 1º pároco, tendo lá permanecido até janeiro de 2022.
Durante este tempo, foi professor de Ecumenismo no seminário maior arquidiocesano de Brasília e formador/diretor espiritual das Pias Operárias de São José, até 2023. Foi diretor espiritual do Movimento Eureka (2016 – 2021) e assumiu, a pedido do cardeal Paulo Cezar Costa, de 2022 até a presente data, o ofício de pároco na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way (DF); nesta mesma ocasião, passou a fazer parte do Colégio de Consultores da Arquidiocese até a presente data.
Fonte: CNBB