Dom Bruno Elizeu Versari, atualmente bispo de Campo Mourão (PR), foi nomeado, pelo papa Francisco como bispo da diocese de Ponta Grossa (PR). Nesta segunda-feira (10), o pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Sérgio Arthur Braschi.
A Theòs se alegra com a nomeação de dom Bruno. Continuamos em oração por sua vida e missão, agora, frente à diocese de Ponta Grossa. A dom Sérgio, pedimos a Deus que o abençoe e que o Espírito Santo o ilumine em sua missão, agora como bispo emérito.
Dom Bruno Elizeu Versari
Nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP). Ainda na sua infância, a família migrou para o Paraná. No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá. Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR).
No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário; colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá; pároco; ecônomo arquidiocesano; vigário geral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros; e diretor da Rádio Colméia de Maringá.
Dom Bruno tem especialização em Educação Especial; pós-graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, e em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá.
No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho de 2017. Meses depois, em 6 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.
Durante a 60ª Assembleia Geral, realizada em abril de 2024, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
Dom Sérgio Arthur Braschi
Nasceu em Curitiba no dia 3 de dezembro de 1948. Ingressando no Seminário em 17 de fevereiro de 1959. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em setembro de 1969, partia para Roma para cursar Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Conquistado o Bacharelado em teologia, voltou ao Brasil, iniciando um trabalho missionário no Nordeste – ainda seminarista – que se repetiria durante vários anos seguidos: já sacerdote, de 1973 a 1986, por 14 vezes nas dioceses de Mossoró (RN) e Cajazeiras (PB), ajudando nas paróquias e capelas do sertão.
Foi ordenado sacerdote a 8 de julho de 1973. Primeiramente foi vigário paroquial na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (1973), chamado, em seguida, a longos anos de serviço às vocações sacerdotais: diretor espiritual e professor do seminário menor São José (1974-1978) e diretor arquidiocesano da Obra das Vocações, mais adiante reitor do mesmo seminário (1979-1981).
Em 1982, lhe foi confiada a formação de alunos filósofos e teólogos de várias dioceses, como reitor do seminário maior “Rainha dos Apóstolos”, que completava seus 25 anos de existência: nesta ocasião, recebeu o título de Cônego. Foi, também, por alguns anos, Presidente da OSIB – Sul II (Organização dos Seminários no Paraná), bem como continuava a integrar, desde os primeiros anos de padre, a Equipe Regional de Canto Pastoral, animando com cursos várias dioceses.
Em 1985, compôs a Equipe de Coordenação do Curso para Formadores de Seminários em Bogotá, Colômbia. Até meados de 1986, como reitor, fez parte do Conselho Presbiteral, como também do Colégio de Consultores da arquidiocese. Por longos anos (1980-1986), foi o celebrante oficial da missa dos domingos pela TV Paranaense Canal 12.
Em 1986, voltou ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro – Roma, conseguindo seu Mestrado em Teologia Dogmática, com tese na área eclesiológica, na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba pelo então São João Paulo II, e sagrado no dia 14 de abril de 1998 na igreja catedral de Curitiba. Seu lema é “Vida, Doçura e Esperança”, baseado na oração da “Salve, Rainha”. No dia 16 de julho de 2003, foi nomeado bispo diocesano de Ponta Grossa, tomando posse da mesma no dia 5 de setembro de 2003.
Fonte: CNBB