O batismo de Jesus marca o início da vida pública de Cristo. Com este gesto, Ele vem nos mostrar que ser batizado é tornar-se servo, é cumprir com humildade a vontade do Pai.
João dizia: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Mt 3,11). O batismo de João não é o sacramento do Batismo: era somente um sinal exterior de que alguém se reconhecia pecador e queria preparar-se para receber o Messias.
Ao ser batizado no Jordão, Jesus é anunciado como o Filho amado. Mas, note-se: Jesus não é somente o Servo; ele é o Filho, o Filho amado! O Servo que o Antigo Testamento anunciava é também o Filho amado eternamente! No entanto, é Filho que sofrerá como o Servo, que deverá exercer sua missão de modo humilde e doloroso.
Ao sermos batizados, recebemos o Espírito Santo e, por isso, somos participantes da missão de Jesus para viver, testemunhar e anunciar o Reino de Deus, a vida eterna, a vida no amor a Deus e aos irmãos, que Jesus veio anunciar ao se fazer homem igual a nós.
Fonte: Canção Nova