O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 19 de outubro, o novo Bispo diocesano de Coxim (MS), Padre Otair Nicoletti, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por dom Antonino Migliore. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação e agradecimento ao novo bispo emérito.
Otair Nicoletti nasceu em 6 de abril de 1962, em Fernandópolis (SP). Estudou licenciatura de Filosofia em Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) e possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II (ITEO) e pela Unicesumar de Maringá (PR). A sua ordenação presbiteral se deu no dia 18 de junho de 1994.
Em sua trajetória, Otair Nicoletti exerceu a função de vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Ivinhema (MS), em 1994. Desempenhou seu trabalho como pároco na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ponta Porã (MS), em 1995 e reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Dourados (MS), em 1996.
Tornou-se membro do conselho diocesano de Assuntos Econômicos da diocese de Dourados, no episcopado de dom Redovino Rizzardo, em 2002. De 2003 a 2017, Nicoletti foi cofundador, presidente por dois mandatos e membro atuante da Cáritas de Dourados. Desde 2015 é assessor diocesanos das campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização.
No ano de 2016 retornou-se membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da diocese. Em 2017 passou a ser exorcista diocesano. Em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesanos da Legião de Maria. E atualmente, ocupa a função de coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.
Novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ)
O Papa Francisco nomeou também o padre Geraldo de Paula Souza como bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ). A nomeação atende à solicitação do arcebispo, dom José Francisco Resende Dias para poder contar com a colaboração de um auxiliar.
Geraldo de Paula nasceu em 01 de novembro de 1961, em Assaí (PR), entrando na vida religiosa aos 19 anos, no seminário Santa Terezinha dos Missionários Redentoristas, em Tietê (SP). Atualmente, é pároco da paróquia Nossa Senhora do Socorro, em São Paulo (SP).
Padre Geraldo também assumiu a função de coordenador do clero do Setor Jardim, da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, além de fazer parte da Comissão dos Presbíteros da mesma região episcopal.
Créditos: CNBB/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil