Nesta quarta-feira, 3 de agosto, o Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese, Dom José Carlos Brandão Cabral, de São João da Boa Vista (SP). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, enviou saudação ao prelado. A diocese de São João da Boa Vista estava vacante desde do dia 18 de março, com a transferência do bispo Dom Antônio Emídio Vilar que se mudou para São José do Rio Preto (SP).
Para chegar até aqui, Dom José, passou por uma longa trajetória. Cabral é natural de Queiroz (SP), nasceu em 30 de maio de 1963. A sua ordenação sacerdotal foi nomeada no dia 12 de março de 1993, em Cordeirópolis (SP). Antes de assumir o novo posto, o bispo atuou como pároco e também foi capelão hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP), em 1999.
Em 2005, Dom José também foi juiz auditor da Câmara Auxiliar da Diocese de Limeira (SP) e serviu acompanhado ao Tribunal Eclesiático Interdiocesano de Campinas (SP), além disso foi vigário episcopal da Região Pastoral Centro na diocese de Limeira.
No Regional Leste 2 da CNBB faz parte do Conselho Fiscal até a presente data. Durante o ano de 2020, foi o administrador Apostólico da vacante Diocese de Araçuaí (MG). Dom José Carlos Brandão Cabral será o sexto bispo de São João da Boa Vista.