O padre Edmar José da Silva, do clero da arquidiocese de Mariana (MG), foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 6 de março, como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). A nomeação se deu por solicitação de dom Walmor Oliveira de Azevedo, de poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar. Atualmente, padre Edmar José é pároco e reitor da paróquia e santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG).
A Theòs se alegra com a nomeação e se coloca em oração por sua vida e missão.
Padre Edimar José da Silva
Nasceu em 19 de abril de 1975, na cidade de Alto Rio Doce (MG). Foi ordenado diácono no dia 15 de agosto de 2000 e presbítero no dia 19 de maio de 2001.
Fez pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e Centro Universitário Newton Paiva. Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.
Na arquidiocese de Mariana, exerceu diversas funções. Atualmente, é pároco e reitor da paróquia e santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, desde 2020. Padre Edmar também é diretor geral da Faculdade Dom Luciano Mendes, desde 2022; professor de Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana/atual Faculdade Dom Luciano Mendes, desde 2006;
Padre Edimar também é professor de Filosofia no Seminário da diocese de Patos de Minas, desde 2007; presidente do Museu Aleijadinho, em Ouro Preto, desde 2020; membro do Conselho de Formadores (2001 a 2015 e de 2019 em diante); membro do Colégio de Consultores, desde 2015; e contato arquidiocesano para dinamização da fase diocesana do Sínodo sobre a sinodalidade, desde 2021.
Fonte: CNBB