Segundo a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o padre Marcelo Antonio da Silva, como bispo auxiliar na diocese de Santo Amaro (SP).
O presbítero integra o clero da diocese de Santo Amaro, desde dezembro de 2019, exercendo o serviço de vigário geral, que também estava atuando como pároco na paróquia de São Pancrácio.
A trajetória
Nasceu em 19 de abril de 1972, em Apucarana (PR). Ingressou no seminário da diocese de Santo Amaro em 1991. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1996 e sacerdote em 1° de novembro de 1997.
Exerceu a função de reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santo Amaro, de maio de 1997 a fevereiro de 2005. Foi pároco nas paróquias Sagradas Família, de fevereiro de 2005 a dezembro de 2010, em Nossa Senhora da Esperança, de fevereiro de 2011 a dezembro de 2019 e São Pancrácio desde dezembro de 2019, na diocese de Santo Amaro.
O padre Marcelo Antonio da Silva é licenciado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em 1993, bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em 1997, mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, 2005 e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em 2015.
Atuou como professor de Ética, Filosofia e Bioética no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2011 e foi diretor geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2014.
Coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro de 2019 até janeiro de 2023. Também foi membro da Associação Espanhola de Personalismo, desde 2012, do Fórum Internacional de Professores, Unesco Chair In Biorthics, em 2018, e do grupo de trabalho de Bioética para o Ensino Médio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), desde 2018.
Saudação da Theòs Sistemas Eclesiais ao Dom Marcelo Antonio da Silva
Reverendíssimo Bispo eleito Dom Marcelo Antonio da Silva,
Nós da Theòs Sistemas Eclesiais, o congratulamos pela honrosa eleição episcopal.
Fazemos conhecer que nos sentimos presenteados com o dom de tão escelça e insigne missão.
Que sua caminhada episcopal seja marcada como foi até agora todo vosso ministério, pela docilidade, comunhão e colegialidade.
Rogamos para que torne-se insignia viva da dignidade episcopal, em exaltação da santa fé, paz e tranquilidade do povo cristão, para o crescimento e honra da Santa Igreja Romana representando-a sem medo onde quer que ela o requisite.
Conte com nossas orações cotidianas e siga no vigoroso testemunho, sempre no cumprimento do vosso insigne múnus pastoral a serviço da Igreja universal.
Nesta inspiração nossos melhores votos em todos os momentos de vossa vida e vocação neste munus que sabiamente lhe foi confiado.
Atenciosamente:
Theòs Sistemas Eclesiais.