O padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro foi nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus (AM). Ele foi nomeado pelo papa Francisco, atendendo à solicitação do cardeal Leonardo Ulrich Steiner.
Atualmente, padre Joaquim é pároco da catedral. A partir da nomeação, ele será titular de “Macri” e auxiliar na arquidiocese de Manaus.
A Theòs saúda o bispo eleito e lhe deseja toda paz e bem em sua jornada.
Que Maria Santíssima sempre interceda por sua vida, abençoando sua missão.
Padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro
Nasceu no dia 31 de agosto de 1972, em Parintins (AM). Sua formação foi realizada no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus. Os estudos de Filosofia e Teologia foram no Centro de Estudos do Comportamento Humano. Padre diocesano, foi ordenado em 12 de outubro de 1999.
Na arquidiocese de Manaus, assumiu funções de pároco de quatro Paróquias, sendo o atual da Catedral Metropolitana de Manaus, dentre outros serviços, conselhos e comissões.
Possui graduação em Psicologia e quatro especializações na mesma área; mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália; e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.
Padre Joaquim coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.
Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.
Fonte: CNBB