7 dicas para criar uma campanha de recadastramento dos dizimistas

7 dicas para criar uma campanha de recadastramento dos dizimistas

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Provavelmente você já percebeu que precisa planejar estrategicamente as ações de relacionamento com seus dizimistas para torná-los ativos. De fato, muitas paróquias compartilham da mesma dificuldade: manter os dizimistas ativos.

O ideal é que as paróquias garantam através do dízimo o pagamento de 100% de suas despesas fixas mais 20% para possíveis emergências. Mas infelizmente essa não é a realidade de muitas paróquias pelo país. Contudo, é possível, sim, melhorar a arrecadação e até mesmo atingir esses valores, com passos simples.

Mas, antes de entrarmos nas dicas, cabe uma reflexão sobre a real função da Pastoral do Dízimo. O que os agentes dessa pastoral precisam entender é que suas ações devem ir além de realizar os plantões do dízimo.

É preciso conquistar, fidelizar e atrair os dizimistas pelo acolhimento e pela evangelização. Sim, a acolhida do dizimista é determinante para despertar nele o sentimento de pertença e fidelidade.

Além disso, a evangelização é parte das ações da Pastoral do Dízimo porque os paroquianos possuem uma visão errada do que é o dízimo; o veem como uma obrigação financeira, quando, na verdade, é um gesto de gratidão e de amor a Deus pelas graças que Ele nos dá. Neste sentido, os agentes precisam trabalhar para despertar nos dizimistas a compreensão do que é a partilha verdadeiramente a partir das 4 dimensões do dízimo: religiosa, eclesial, missionária e caritativa.  

Agora, sim, vamos às dicas para criar uma campanha de recadastramento dos dizimistas!

#1 Organize um banco de dados dos dizimistas

Em muitas dioceses do país existem paróquias que já trabalham com algum sistema de gestão de dados na Pastoral do Dízimo. Se a sua paróquia já possui um, observe se está utilizando todas as funcionalidades que o sistema pode oferecer. E se ainda não possui, é interessante investir nesta ferramenta que pode ajudar muito a fazer uma nova abordagem com aqueles dizimistas que, por algum motivo, não estão mais sendo fiéis em sua colaboração.

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Contudo, se a sua paróquia não tem recursos para investir em uma ferramenta de dados, as informações dos dizimistas devem ser armazenadas pelo menos em uma planilha do Excel.

#2 Crie categorias para os dizimistas inativos

Muitas paróquias dizem ter muitos dizimistas inativos, mas não acompanham a quanto tempo isso está acontecendo. Contudo, esta é uma informação relevante e logo você já vai saber o porquê. Portanto, depois de criar o banco de dados, é preciso definir um critério para os cadastros inativos. Por exemplo: dizimistas inativos há 3 meses, 6 meses e 1 ano. Esses critérios podem ser definidos junto com a Pastoral do Dízimo, em uma reunião.

#3 Determine processos  

A partir dos critérios definidos, determine processos para serem realizados com os dizimistas inativos. Algumas sugestões:

Dizimista inativo há 2 meses – ligar para convidar para um evento paroquial.

Dizimista inativo há 6 meses – fazer uma visita à sua casa.

Contudo, é preciso ter claro que não se trata de uma ligação ou de uma visita de cobrança, mas, sim, para demonstrar amor e empatia, além de levar esperança e oração.

Enfim, seja criativo quanto aos processos, partindo sempre do pressuposto: O que eu gostaria que fizessem por mim?

Você pode também realizar um café da manhã, em um domingo, para todos os dizimistas inativos.

#4 Use as redes sociais para se comunicar com os dizimistas

É muito provável que a sua paróquia tenha uma conta no Facebook ou Instagram. E se não tiver, talvez este seja o momento de mudar esta realidade. Portanto, procure o coordenador da Pascom para trocar ideias sobre o que dizer aos dizimistas ao longo do mês. Mas, atenção, é evangelização e não cobrança.

#5 Torne o WhatsApp uma ferramenta de comunicação com os dizimistas

O WhatsApp já ultrapassou a marca de 120 milhões de usuários. Portanto, a maioria dos dizimistas da sua paróquia deve utilizá-lo. E aqui encontramos uma excelente ferramenta para manter o dizimista informado sobre os últimos acontecimentos da comunidade, tanto os ativos quanto os inativos. Pelo WhatsApp você pode enviar, por exemplo:

·         Infográfico mensal com a porcentagem das entradas e saídas do dízimo;

·         Card informando horários de Missas festivas;

·         Card de agradecimento pela partilha e generosidade;

·         Fotos de construções, reformas e reparos realizados na paróquia;

·         Registros de ajuda aos necessitados (cestas básicas, medicamentos, entre outros).

#6 Envie cartão de aniversário aos dizimistas

Essa ação é bastante conhecida e costuma trazer bons resultados para a paróquia. Afinal, quem não gosta de ser lembrado em seu aniversário! O cartão pode ser enviado via correios ou então você pode mandar um cartão digital pelo WhatsApp.

#7 Crie ou reformule o informativo paroquial

Esta ação também não é nenhuma novidade, mas pode ser muito. Afinal, todo tipo de relacionamento ajudará a manter um dizimista engajado. Contudo, talvez a inovação esteja na maneira como este informativo será entregue aos paroquianos, que pode ser impresso ou digital (por email ou WhatsApp). Então, capriche no conteúdo divulgando as ações das pastorais e movimentos da paróquia, notícias da diocese, do Vaticano e aproveite para apresentar um conteúdo formativo sobre o verdadeiro sentido de ser dizimista. Além disso, não se esqueça de divulgar a porcentagem das entradas e saídas do dízimo.

Enfim…

Criar uma campanha de recadastramento dos dizimistas não é algo tão difícil de se fazer, mas exige dedicação e esforço. Mas, no final, o resultado será recompensador.

Esperamos que estas dicas possam ajudar a iniciar uma nova fase no relacionamento da paróquia com os dizimistas!

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