Papa Francisco nomeia Padre como Cardeal

No domingo dia 20 de maio de 2018, foi anunciado pela Sé Apostólica a nomeação de 14 novos cardeais.  Entre os nomeados pelo Papa Francisco está o Pe. Aquilino Bocos Merino, 80, Missionário Claretiano espanhol.

Pe. Aquilino, já foi superior geral dos Missionários Claretianos por muitos anos.  A nomeação de Pe. Aquilino se deu devido ao fato de seus serviços se distinguirem na Igreja.

A partir data de nomeação, Pe. Aquilino Bocos Merino, faz parte do Sacro Colégio dos Cardeais, que é distribuído em três ordens:

A Ordem Episcopal: À qual pertencem os Cardeais Epíscopos ou Arce epíscopos, a quem é confiado pelo Romano Pontífice o título de uma Igreja Suborbicária a Sé Romana, bem como os Patriarcas Orientais incluídos no Colégio dos Cardeais. Todos os desta Ordem Cardinalícia adquirem direito a voto eletivo e a Sucessão Apostólica.

A Ordem Presbiteral: Aos Cardeais Presbíteros é confiado pelo Papa um título na cidade de Roma e foi nesta ordem que Pe. Aquilino Bocos Merino incluso.

A ainda a Ordem Diaconal: Aos Cardeais Diáconos é confiado pelo Papa uma diaconia na cidade de Roma.

Os Patriarcas orientais, incluídos no Colégio dos Padres Cardeais, têm como título a sua sede patriarcal.  Existe um Cardeal Decano que tem como título a Diocese de Óstia, juntamente com a outra Igreja que já antes tinha como título.

Mediante opção manifestada em Consistório e aprovada pelo Romano Pontífice, os Cardeais da ordem presbiteral, respeitada a prioridade de ordem e promoção, podem passar a outro título. Os Cardeais da ordem diaconal, a outra diaconia e, se tiverem permanecido por um decênio completo na ordem diaconal, também à ordem presbiteral.

O Cardeal que por opção passa da ordem diaconal para a ordem presbiteral obtém a precedência sobre todos os Cardeais presbíteros que foram elevados ao Cardinalado depois dele. (Cân. 350)

 

Cardeal Padre Aquilino Bocos Merino¹

O Pe. Aquilino nasceu no dia 17 de maio de 1938, em Canillas de Esgueva, Espanha.  Fez sua primeira profissão no dia 15 de agosto de 1956 e seus votos perpétuos no mesmo dia do ano de 1959.
Foi ordenado sacerdote no dia 23 de maio de 1963 em Salamanca, Espanha.

Foi Superior Geral da nossa Congregação de 1991 a 2003. Durante seu serviço de governo, levou a cabo uma expansão do serviço missionário da Palavra na Nova Evangelização, levando nossa Congregação a novas fronteiras principalmente na Ásia, África e Europa do Leste e apoiou os esforços para qualificar a formação inicial e permanente dos Missionários Claretianos.

Entre 1991 e 2003 foi membro do Conselho da União de Superiores Gerais e de 1991 a 1997 foi membro do Conselho dos 16 da CICLSAL.  Participou do Sínodo sobre a Vida Consagrada no ano de 1994; na II Assembleia Especial dos Bispos para a Europa em 1999.  Além disso, foi nomeado em 1994 pelo Papa João Paulo II como membro da Congregação para Religiosos e confirmado por outros cinco anos em 1999. E desde o dia 20 de maio de 2018, Cardeal Padre Aquilino Bocos Merino.

 

Na foto o Papa Francisco quando ainda era bispo de Buenos Aires e o Cardeal Padre Aquilino Bocos Merino.

Comentários