Como a tecnologia contribui para a evangelização

Como a tecnologia contribui para a evangelização

Compartilhe nas redes sociais: Array

É inegável que a tecnologia é um grande facilitador da vida e que promove grandes avanços, como na medicina, na educação e em diversas outras áreas. E sobre este tema, certa vez Bento XVI afirmou que a tecnologia “responde à vocação do trabalho humano” e que a partir dela o ser humano “se reconhece e realiza sua humanidade”.

O Papa Francisco, por sua vez, diz que a tecnologia nos ajuda “a compreender cada vez melhor o valor e o potencial da inteligência humana e, ao mesmo tempo, nos fala da grande responsabilidade que temos para com a criação”.

Neste sentido, segundo o Papa Francisco, as novas tecnologias não apenas estão cada vez mais presentes nas atividades e decisões humanas, como “estão mudando o nosso modo de pensar e agir”. Ele afirmou isso em um discurso aos participantes do Congresso sobre inteligência artificial que aconteceu no Vaticano em 2020.

Evangelização ganha espaço com a tecnologia da internet

A internet é fruto da tecnologia e hoje é impossível ficar sem ela. E isso diz respeito a todos os aspectos da vida humana, seja pessoal ou social.

Logo, a internet promove novos relacionamentos, aproxima amigos e familiares fisicamente distantes e facilita o acesso à informação. Dela hoje depende muitos serviços, e diversos trabalhos são facilitados por esta tecnologia. Além disso, a internet é também um campo de evangelização.

Cada vez mais a internet tem se destacado entre os meios de comunicação quando o assunto é promover o anúncio do Reino de Deus. E-mails, sites/blogs, redes sociais, WhatsApp, entre outros, se tornaram instrumentos eficientes para o encontro do povo com Deus.

Por isso, a evangelização com o uso da tecnologia da internet, tornou-se uma missão de grande importância dentro da Igreja. E isso é motivado pelo crescente acesso das pessoas ao mundo digital. Uma pesquisa realizada em 2022, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta que 149 milhões de brasileiros são usuários da internet.  

Logo, atenta a esse alcance, a Igreja tem expandido seu território no mundo digital. E isso precisa ser feito sempre com um “novo ardor, novos métodos e novas expressões” (São João Paulo II).

No entanto, é também notório que a tecnologia da internet tem promovido relações superficiais e não duradouras, ideologias relativistas, extremismos, vivência de uma fé incoerente, entre outros. Neste sentido, a evangelização na internet precisa alcançar também essas realidades e corações, com uma linguagem atrativa e conteúdos bem planejados.

Na mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ele destacou que “é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora”. Neste sentido, a interatividade e o engajamento, que são características fortes das redes sociais, permitem essa acolhida que deve ser amorosa e feita com misericórdia.

A tecnologia na gestão da Igreja

Para além da evangelização, o uso da tecnologia como ferramenta de gestão também tem ganhado cada vez mais espaço nas dioceses e paróquias por todo o país e pelo mundo.

Contudo, enquanto algumas paróquias estão começando a aprender a trabalhar com a evangelização na internet, outras já se renderam totalmente aos benefícios que a tecnologia traz nos serviços mais burocráticos. Sem contar os diversos escritórios da Cúria espalhados pelos estados que também colhem bons frutos de uma gestão informatizada. Afinal, existem soluções tecnológicas que têm a capacidade de otimizar o tempo, agilizando a execução de diversas atividades quando o assunto é gestão, o que é muito positivo.

Primeiramente, à medida que a igreja se expande, os ecônomos e párocos precisam de ajuda para gerenciar equipes, para cuidar das finanças, gerenciar eventos e serviços etc., e um sistema de gestão automatiza os processos de forma segura e eficiente.

Segundo, porque ao contar com um bom sistema de gestão, a Igreja ganha tempo para priorizar aquilo que realmente importa: a missão de evangelizar! E é nisso que a Theòs Sistemas Eclesiais acredita e defende.

A Theòs tem a tecnologia sob medida para a Igreja

“A tecnologia bem utilizada facilita e torna eficiente a administração”. Este foi o depoimento de Dom Antônio Fernando Saburido, enquanto bispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE, ao fazer uso do Sistema Eclesial, a ferramenta de gestão da Theòs.

E certamente é este o pensamento que você também terá ao conhecer nossas soluções. Acompanhe!

# A tecnologia Theòs para a Gestão Diocesana

Oferecemos uma solução completa de gestão para as dioceses, a fim de facilitar a realização dos trabalhos pastorais de cada dia. Isso é feito a partir de uma ferramenta prática e dinâmica, totalmente tecnológica, que promove a execução de tarefas de forma integrada e segura.

# Gestão Paroquial com a tecnologia oferecida pela Theòs

Quando o assunto é gestão paroquial, a Theòs oferece uma solução tecnológica que garante transparência, segurança e confiabilidade nos processos. A partir de uma ferramenta específica para a sua paróquia, você encontrará soluções de gestão financeira, patrimônio, dízimo, oferta e campanhas eficientes e inteligentes.

Enfim…

Através da inovação e por meio da tecnologia, as soluções oferecidas pela Theòs permitem à Igreja ter mais tempo para a evangelização.

Então permita-se ter ao seu alcance uma solução de gestão paroquial ou diocesana completa, integrada e inteligente para as diversas áreas e que atendam a diversas necessidades.

Fale conosco AQUI e conheça nossas soluções!

Leia também: Sistema de gestão para igrejas: por que escolher o Eclesial?