O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, dom Juarez Delorto Secco a bispo diocesano de Caratinga, Minas Gerais.
A nomeação se deu após o pontífice acolher o pedido de renúncia de dom Emanuel Messias de Oliveira ao governo daquela diocese. Atualmente dom Juarez é bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
A Theòs saúda ao novo bispo de Caratinga e lhe deseja muita luz e paz em sua nova missão. A dom Emanuel, nossos mais profundos agradecimentos e desejo de saúde e alegria como bispo emérito.
Dom Juarez Delorto Secco
É natural de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, nascido em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).
Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 7 de junho de 2017 foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 22 de abril de 1948. Foi ordenado presbítero em 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial e Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos;
Foi sagrado bispo para a diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por dom José Heleno, no dia 19 de abril de 1998; e tomou posse dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal é: “A serviço da Misericórdia”.
Como bispo de Guanhães, foi também responsável pela dimensão Bíblico-Catequética do regional Leste II da CNBB; e Administrador Apostólico da diocese de Governador Valadares.
No dia 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, como bispo da diocese de Caratinga e tomou posse no dia 20 de maio de 2011.
Fonte: CNBB