A CELEBRAÇÃO DA QUINTA-FEIRA SANTA

A CELEBRAÇÃO DA QUINTA-FEIRA SANTA

Compartilhe nas redes sociais:

Caros Theófilos, hoje é Quinta-feira Santa.

Nesse dia celebramos a Instituição da eucaristia (última ceia), celebrada à noite, corresponde a nossa ação de graças pelas maravilhosas dádivas que, antes de morrer, Jesus nos deixa: a Eucaristia, o Sacerdócio e o mandamento do amor. Geralmente pela manhã de Quinta-feira, nas Igrejas Catedrais, há uma missa, chamada Missa do Crisma.

Nesta missa, com a participação de todos os sacerdotes e delegações das paróquias diocesanas, o bispo consagra os ‘Santos Óleos’, que serão utilizados nas paróquias para a administração dos sacramentos.

Mas, neste ano, nesta Quinta feira Santa de 2020, não será assim serão liturgias abertas à todos os fiéis, serão à portas fechadas celebradas com poucos auxiliares, muitas de dentro de estúdios, ou de capelas particulares em “lives”. Isto causa um sentimento de carência, distância e saudade, pois muitos estão a dias sem a comunhão eucarística.

Mas para além de tudo isso que está além de nossas forças, gostaria de ir ao profundo do que celebramos hoje:

  • Hoje iniciamos o Tríduo Pascal.
  • Hoje celebramos a instituição da eucaristia, do sacerdócio cristão.
  • Hoje celebra a ‘noite em que o Senhor se entregou para morrer em nosso favor.’
  • Hoje celebramos a Primeira Eucarística da humanidade.
  • Hoje recordamos de uma maneira solene o que todos os dias recordamos na missa: Jesus entregando seu Corpo e seu Sangue por nossa salvação.
  • Hoje as vestes brancas e ornamentos nos convidam à festa da Ceia Pascal.
  • Hoje o lava-pés quer ser símbolo atualizado do serviço humilde e do desejo de ajuda mútua e fraterna.
  • Hoje somo lembrados que todos devemos lavar os pés uns dos outros.
  • Hoje a comunidade é chamada a acolher os Santos Óleos do Batismo, da Unção dos enfermos e da Crisma.
  • Hoje recebemos os dons dos sete sacramentos com que a Igreja nos acompanha na vida, utilizamos o óleo em cinco.
  • Hoje somos lembrados que o Óleo que unge o corpo é sinal visível do Espírito que unge a alma.
  • Hoje a visita ao altar do santíssimo é uma expressão de fé no Sacramento da Eucaristia.
  • Hoje é dia de renovar nossa atitude de gratidão e amor.
  • Hoje é dia de manifestar gratidão, de um ou outro modo, aos bispos, Sacerdotes e, parabenizando-os.

Enfim, hoje, Quinta-feira Santa de 2020, somos lembrados que tudo está sendo preparado para que esta carência, saudade, falta sejam sanada quando for possível. Mas hoje somo convidados a preparar nosso coração com aquilo que é possível e que podemos viver hoje:

  • Hoje podemos iniciar o Tríduo Pascal, junto de toda a nossa família.
  • Hoje podemos celebrar a instituição da eucaristia, do sacerdócio cristão, junto de junto de toda a nossa família.
  • Hoje podemos ser eucaristia, alimento santo aos que dependem de nós, para toda a nossa família.
  • Hoje podemos ser sacramento de amor junto de toda a nossa família.
  • Hoje podemos ser unção, sermos benção junto de toda a nossa família e para os que precisam de nós.
  • Hoje podemos ser servos dos mais fracos, “lavando seus pés”, servindo a mesa juntos em família.
  • Hoje podemos preparar a páscoa, com palavras de animo incentivo e carinho junto de toda a nossa família e rezar para com os que estão longe.

Hoje juntos com toda a nossa família, podemos celebrar a liturgia do pão da palavra em nossos lares, e fazer-se eucaristia.

Rezemos juntos:

“Ó Deus de terna compaixão, estamos reunidos para lembrar a santa ceia que Jesus nos deixou como sinal do seu amor. Dá-nos, pelo mistério de sua entrega por nós, vivermos em fraterna doação e solidariedade no serviço do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”