O papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira, 13 de julho, o atual bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido Gonçalves, como novo bispo para a diocese de Itumbiara, em Goiás.
Também nesta data, o pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Antônio Fernando Brochini, ao governo desta diocese, por ter atingido a idade limite para um bispo estar na função, (75 anos), conforme previsto no Código de Direito Canônico.
A Theòs saúda dom José e o parabeniza pela nomeação, ao mesmo tempo em que agradece a dom Antônio por todo empenho e dedicação ao longo de sua bela trajetória ministerial frente à Igreja católica.
Novo bispo de Itumbiara
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu no dia 21 de julho de 1960, em Ourinhos (SP). Foi ordenado presbítero na arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986.
Em 1990, foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou prelado de honra de Sua Santidade e subsecretário do Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal.
Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia e confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000.
Foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 pelo cardeal Sergio da Rocha. Após a transferência de dom Sergio da Rocha para a sede primacial de São Salvador da Bahia, dom José Aparecido foi eleito dia 8 de junho de 2020 para a função de administrador diocesano de Brasília até dia 12/12/2020.
Bispo emérito
Dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de1946. Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro do mesmo ano.
Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte.
Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a dom Luiz Eugênio Perez. Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Itumbiara (GO).
Tomou posse canônica na catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, em 3 de janeiro de 2015.
Fonte: CNBB