Um novo calendário reuniu em uma só celebração os três arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, cuja festa caía respectivamente a 29 de Setembro, a 24 de março e a 24 de outubro. Da Existência destes anjos fala explicitamente a Sagrada Escritura, que lhes dá nome e lhes determina a função.
São Miguel, o antigo padroeiro da Sinagoga, é agora o padroeiro da Igreja Universal. São Gabriel é o anjo da encarnação e talvez o da agonia do jardim das oliveiras. São Rafael é o guia dos viajantes. São Miguel em particular, foi cultuado desde os primeiros de história do cristianismo.
O imperador Constantino erigiu-lhe um santuário nas margens do Bósforo, em terra europeia, enquanto Justiniano construí-lhe um lado oposto. A data de 29 de setembro correspondente à da consagração da igreja dedicada no século V a são Miguel, a seis milhas da via Salária.
Miguel – O Protetor dos Filhos de Deus
São Miguel Arcanjo, seu nome pode ser traduzido como uma pergunta retórica “Quem é como Deus?” questão essa que já é respondida por uma das próprias traduções do nome: “Ninguém é como Deus”.
Gabriel – O Mensageiro de Deus
São Gabriel, que seu nome vem do hebraico, podendo ser traduzido “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”, tem das missões mais importantes dadas por Deus que são mostradas na bíblia. Conhecido por levar boas novas, foi São Gabriel quem anunciou a Maria que ela seria a mãe do filho de Deus, sendo inclusive de seu aviso de onde aprendemos a oração Ave Maria: “Entrando o anjo lhe disse: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1:28).
Rafael – Deus te cura
São Rafael seu nome vem do hebraico e pode ser traduzido como: “Deus curou”, “Medicina de Deus”, ou literalmente “Deus te cura”.