Arquidiocese de Montes claros, vacante desde Dezembro de 2021, tem novo arcebispo nomeado pelo Papa Francisco

Arquidiocese de Montes claros, vacante desde Dezembro de 2021, tem novo arcebispo nomeado pelo Papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais: Array

Segundo CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 14 de Dezembro, dom José Carlos de Souza Campos como Arcebispo da vacante arquidiocese de Montes Claros (MG), transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG). A igreja particular de Montes Claros estava vacante desde Dezembro de 2021, quando dom João Justino de Medeiros foi transferido para a arquidiocese de Goiânia (GO).

Dom José Carlos Souza Campo, nasceu em Itaúna (MG), no dia 3 de Janeiro de 1968, filho de José Pinheiros Campos e de Piedade Souza Campos.

Em 1983, dom José Carlos entrou no seminário diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, entre 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua trajetória profissional, dom José Carlos exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Também lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região. 

No dia 26 de Fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Divinópolis e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse. Atualmente, dom José Carlos é o presidente do regional Leste 2 da CNBB. 

Fonte: CNBB

Saudação da Theòs Sistemas Eclesiais a Dom José Carlos de Souza Campos 

Reverendíssimo Bispo eleito Dom José Carlos de S. Campos

Nós da Theòs Sistemas Eclesiais, o congratulamos pela honrosa eleição episcopal. 

Fazemos conhecer que nos sentimos presenteados com o dom de tão escelça e insigne missão. 

Que sua caminhada episcopal seja marcada como foi até agora todo vosso ministério, pela docilidade, comunhão e colegialidade. 

Rogamos para que torne-se insígnia viva da dignidade episcopal, em exaltação da santa fé, paz e tranquilidade do povo cristãos, para o crescimento e honra da Santa Igreja Romana representando-a sem medo onde quer que ela o requisite. 

Conte com nossas orações cotidianas e siga no vigoroso testemunho, sempre no cumprimento do vosso insigne múnus pastoral a serviço da Igreja universal. 

Nesta inspiração nossos melhores votos em todos os momentos de vossa vida e vocação neste munus que sabiamente lhe foi confiado. 

Atenciosamente, 

Theòs Sistemas Eclesiais.