Campanha sobre a Conscientização da Prevenção ao Suicídio: Setembro Amarelo

Campanha sobre a Conscientização da Prevenção ao Suicídio: Setembro Amarelo

Compartilhe nas redes sociais: Array

Neste Mês de Setembro foi realizada uma palestra para tratarmos sobre a campanha da Conscientização da Prevenção ao Suicídio. A psicóloga Natália Ladanha e o Diretor de Marketing Victor Andrei deram uma palestra para os colaboradores da Theòs Sistemas Eclesiais sobre os cuidados e as precauções que devemos ter ao expor no que diz respeito ao assunto.

O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade e em todas ás culturas, um comportamento com determinantes multifatoriais, e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Dessa forma, deve ser considerado com o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, apenas determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito.

Existem alguns fatores que aumentam o risco de suicídio:
– Abuso sexual na infância
– Alta recente de internação psiquiátrica
– Doenças incapacitantes
– Isolamento social
– Suicídio na família
– Tentativa prévia
– Doenças mentais
Mas também, existem alguns fatores que estão relacionados à vida de uma pessoa, que podem atuar como proteção para o suicídio:
– Ausência de doença mental
– Autoestima elevada
– Bom suporte familiar
– Capacidade de adaptação positiva
– Laços sociais bem estabelecidos com amigos e familiares
– Relação terapêutico positiva
– Ter sentido existencial
Com o tratamento adequado todos podem melhorar a qualidade de vida. A doença mental não é uma sentença. Há tratamentos eficazes. Você é importante, cuide-se.