Nos dias 16 e 17 de setembro foi realizado o evento mais aguardado no ano, o circuito Imersão & Conhecimento, organizado pela Theòs Sistemas Eclesiais. O objetivo do evento foi transmitir o conhecimento e o sistema que a empresa oferece para todos os clientes, e também, ter uma troca de informação entre os convidados. Desta forma, cada diocese aprende a forma de como aplicar o funcionamento da para a sua paróquia.
Foram mais de 100 pessoas que estiveram presentes no evento. O Padre Rafael Spagiari Giron, da diocese de Amparo (SP), conta sobre a experiência que adquiriu com a Imersão. “A diocese de Amparo está entrando no sistema Eclesial, e posso dizer que foi bom participar da Imersão, um momento de conhecimento, com grandes expectativas, esclarecendo dúvidas, diante de tantos trabalhos que temos dentro da paróquia”, conta.
Lidiane Nascimento, contadora da arquidiocese de Feira de Santana (BA), diz que a imersão agregou muito conhecimento, pois as palestras ajudaram para o desenvolvimento do seu trabalho. Para o Padre Joveci Filho, a imersão foi um momento muito importante, sobre a aquisição e o aprofundamento do conhecimento que é oferecido. “Além de nos ajudar no aprendizado, também agrega na questão de evangelização e de administração de nossas paróquias”, conclui.
No primeiro dia, foram abordados temas relacionados sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aspectos relativos à cúria e a chancelaria, tecnologia no departamento pessoal e no mundo moderno, organização da pastoral do dízimo, bens, recursos e leis temporais, obras, armadilhas e perigos fiscais e gestão de pessoas no âmbito paroquial e diocesano. Também houve a mesa redonda sobre o tema: Contabilidade diocesana e patrimônio.
No segundo dia, pela manhã iniciou com o Painel “Uma vida dedicada à igreja”, com assuntos extremamente ricos para o conhecimento dos clientes que estavam presentes. Houve conteúdos sobre os aspectos da gestão eclesial, gestão de pessoas e gestão de bens, imersão sobre o E-Social e mesa redonda sobre atividades departamento pessoal.
No período da tarde, houve também assuntos sobre governança, aspectos contábeis e tributários, imersões, a respeito de fazer e o administrador, folha de pagamento, recebimento digitais, integração entre paróquia e diocese. No mesmo instante ocorreu apresentações sobre as soluções que poderão ser adotadas pelas dioceses, como o ParóquiaNet e o Eclesial Atruim.
Os treinamentos realizados na Theòs são oportunidades de aprofundar-se nos conhecimentos, e também, socializar com as pessoas e os colaboradores com quem a arquidiocese trabalha. Segundo as informações do site Arquidiocese de Santa Maria, cita que Padre Vanderlei Cargnin, que esteve participando da Imersão, afirma que terá novidades para implementar na arquidiocese, depois do momento que teve na Theòs.