Dom Manoel João Francisco é o novo bispo emérito de Cornélio Procópio (PR)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de junho, o pedido de renúncia apresentado por dom Manoel João Francisco ao governo pastoral da diocese de Cornélio Procópio, no Paraná.

Dom Manoel João Francisco foi o quarto bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR) e, atualmente, é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB.

É natural de Machados, Itajaí (SC), nascido em 5 de setembro de 1946. Recebeu a ordenação presbiteral em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. Foi bispo de Chapecó de 21 de fevereiro de 1999 até sua nomeação para a diocese de Cornélio Procópio, em 26 de março de 2014. A posse foi no dia 1º de junho de 2014.

Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), cargo que ocupou até 2015. Em 2019, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB. Dom Manoel é também membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

Fonte: CNBB (Renúncia Dom Manoel João Francisco e nomeação de novo bispo)

Comentários