Por Carla Prates, Psicóloga organizacional.
Setembro Amarelo, Outubro Rosa, entre outros. Os meses de campanha com cores são formas de atrair a atenção das pessoas para temas importantes e disseminar informações ao decorrer daquele mês de forma intensiva.
Janeiro Branco estamos vivenciando agora e é neste mês que abordamos a Saúde Mental. Portanto, será comum que você receba algumas informações sobre o assunto em alguns meios de comunicação como o Instagram, Linkedin, jornal, rádio.
Talvez você pense ou já tenha escutado alguém dizer que ter Saúde Mental está relacionado a não ter transtornos como depressão, ansiedade, fobia, entre outros. Mas você sabia que vai muito além disso?! É um estado de bem-estar que possibilita que o indivíduo reconheça suas habilidades e recursos internos para lidar com as situações do dia a dia e harmonizar todos os sentimentos e emoções de forma produtiva dentro de si.
Nesse processo de busca pela Saúde Mental, é fundamental o cuidado com a saúde física, pois se relacionam diretamente.
Mas como?! Aqui estão algumas dicas:
- Separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
- Busque pelo autoconhecimento;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Tenha uma dieta saudável;
- Cuide da qualidade do seu sono;
- Se preciso, conte com a ajuda de um profissional (psicólogo ou psiquiatra).
A Saúde Mental está nos detalhes da nossa vida e precisamos estar atentos e dispostos a se autoconhecer para evitar um futuro adoecimento do corpo e da mente.
Não hesite em buscar ajuda nesse processo que é viver!