Oito de março, um dia para lembrar todos os dias

Oito de março, um dia para lembrar todos os dias

Compartilhe nas redes sociais:

O dia 08 de março foi instituído pela ONU como dia internacional da Mulher, em 1977. Longe de ser uma data poética, as histórias que a norteiam são carregadas de luta, tragédias, dor e morte. Ainda distantes de uma sociedade que iguale as mulheres aos homens no quesito direitos, a classe feminina precisa se afirmar dia e noite, e muitas vezes é necessário brigar, dia e noite para, simplesmente sobreviver.

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o rendimento médio mensal das mulheres no mercado de trabalho brasileiro é 21% menor do que o dos homens. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas continuam sendo a minoria incluída no mercado. Apenas no setor de serviços domésticos as mulheres são maioria, 90%, porém, mesmo assim, recebem salário menor do que os dos homens que atuam nessa área.

Em geral, temos ao nosso redor,  inúmeras mulheres que dia a dia se destacam pelas lutas e batalhas travadas rotineiramente. Mulheres anônimas que, para se manterem em pé, tanto no mercado de trabalho, nos relacionamentos, e na sociedade em geral, precisam se revestir de coragem para seguir em frente.

Aqui na Theòs, 25 mulheres ajudam a compor o quadro de colaboradores. Todas altamente competentes que se destacam pelo profissionalismo e eficiência, num ambiente que em geral ainda é predominantemente masculino.

Bastam alguns minutos de conversa com cada uma para que sejam reunidas histórias de vida intensas, dignas de publicação em livros. De uma vez não seria possível falar de todas, por isso hoje não achamos justo selecionar apenas uma, mas evidenciar Todas as mulheres que aqui tornam o nosso dia mais leve, mais bonito e agradável.

Mais que dar os parabéns, hoje queremos agradecer a cada uma e a todas elas por sua existência. E deixar registrado o nosso muito obrigado! Que esta data sirva para reforçar a importância do respeito e valorização das mulheres. Que todas tenham voz e vez no mercado de trabalho, em casa, na rua, de dia, de noite, em todo tempo, circunstância e lugar.