Papa Francisco nomeia Dom Juarez de Souza da Silva para a arquidiocese de Teresina (PI)

Papa Francisco nomeia Dom Juarez de Souza da Silva para a arquidiocese de Teresina (PI)

Compartilhe nas redes sociais: Array

Nesta quarta-feira, 04 de Janeiro, Papa Francisco, acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e nomeou dom Juarez de Souza da Silva, até o momento bispo de Parnaíba (PI), sendo o oitavo arcebispo de Teresina (PI). 

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí (PI), no dia 30 de junho de 1961. Cursou o ensino fundamental nas escolas Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o ensino médio, no Curso Técnico tradutor e intérprete no seminário de Assunção, em Jacarezinho (PR). 

Realizou bacharelado em Filosofia e Teologia no seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI), também é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália.

Ordenado diácono, no dia 10 de Julho de 1993, na catedral de Santo Antônio, em Campo Maior (PI), Presbítero, em 19 de março de 1994, na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras (PI). Sagrou-se bispo, em 17 de maio de 2008, na catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras (PI), onde exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba, como bispo coadjutor. 

Ao ser nomeado coadjutor, dom Juarez passaria a ser o próximo bispo diocesano de Parnaíba, fato ocorrido no dia 24 de Agosto do mesmo ano, por ocasião da acolhida da renúncia de dom Alfredo Schaffler. O bispo assumiu como seu lema episcopal: Ut vitam habeant, (Para que tenham vida”); (Jo 10,10), que expressa a finalidade de sua missão. 

Exerceu as seguintes funções anteriores ao episcopado: Administrador da paróquia de São José, em Alto (PI), de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do seminário maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de estudos superiores do Piauí (ICESPI), de 2002 a 2008, professor de história da igreja e patrística, de 1998 e de 2002-2007.

Dom Juarez Souza da Silva foi membro da comissão Episcopal para os ministérios ordenados e a vida consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo referencial da Comissão Nacional de Presbíteros, no período de 2016 a 2019. Atualmente, além de bispo diocesano de Parnaíba, dom Juarez é presidente do regional Nordeste 4 da CNBB  e bispo referencial da catequese no regional. 

Fonte: CNBB – Conferência  nacional dos Bispos do Brasil


Reverendíssimo Bispo eleito Dom Juarez de Sousa da Silva

Nós da Theòs Sistemas Eclesiais, o congratulamos pela honrosa eleição episcopal.

Fazemos conhecer que nos sentimos presenteados com o dom de tão excelsa e insigne missão.

Que sua caminhada episcopal seja marcada como foi até agora todo vosso ministério, pela docilidade, comunhão e colegialidade.

Rogamos para que torne-se insígnia viva da dignidade episcopal, em exaltação da santa fé, paz e tranquilidade do povo cristão, para o crescimento e honra da Santa Igreja Romana representando-a sem medo onde quer que ela o rerquisite.

Conte com nossas orações cotidianas e siga no vigoroso testemunho, sempre no cumprimento do vosso insigne múnus pastoral a serviço da Igreja universal.

Dom Juarez Sousa da Silva

Nesta inspiração nossos melhores votos em todos os momentos de vossa vida e vocação neste munus que sabiamente lhe foi confiado.

Atenciosamente:

Theòs Sistemas Eclesiais.