A tecnologia está se tornando cada vez mais presente em nosso meio. Podemos considerar que tudo faz parte de uma tecnologia, as coisas vão ganhando novas adaptações, transformando-se em algo mais prático, moderno e eficaz.
Alguns anos atrás não imaginaria o mundo como é hoje. Os avanços tecnológicos sendo alcançados de séculos atrás fazendo com que o nível da qualidade de vida melhorasse com o tempo. Foram diversas adaptações, sempre visando as maiores dificuldades das pessoas, com intuito de facilitar o dia a dia.
Diante disso, Paulo Costa e Kalyton Dias ministram o terceiro dia do Circuito Imersão e Conhecimento, no dia 23 de novembro de 2022, explicando a importância em utilizar os meios tecnológicos, como celulares, computadores, etc. Entre eles, o uso dos aplicativos dentro das igrejas.
E por falar dos avanços tecnológicos, segundo levantamento anual divulgado pela FGV – (Fundação Getúlio Vargas), atualmente, o Brasil tem mais de um smartphone por habitante. Ao total são 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, com um pouco mais de 214 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.
A pesquisa mostra que, ao adicionar notebooks e tablets, são ao todo 352 milhões de dispositivos portáteis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa. É isso mesmo. As pessoas não percebem o quanto os aparelhos eletrônicos cresceram ao decorrer dos anos e quão isso é importante e necessário para a humanidade.
O que é tecnologia?
A tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Segundo Silva (2003), a gestão da tecnologia é um campo recente de abordagem multidisciplinar, dentro das dimensões atuais de competitividade das empresas na economia globalizada. Para o autor, os primeiros passos ocorreram a partir da segunda metade da década de 1980 nos Estados Unidos – EUA, envolvendo governo, empresas e universidades.
Grandes evoluções para chegar na estrutura que está hoje. Diante disso, dentro das igrejas não pode ser diferente, sendo um dos maiores patrimônios do mundo. As pessoas envolvidas no meio das paróquias têm dificuldades em se adaptar à tecnologia, considerando como um método difícil.
Existem 4 etapas para a evolução da tecnologia, sendo a primitiva, medieval, modernidade e da atualidade. Vamos citar logo em seguida a construção dessas fases para chegar no que é hoje:
- Tecnologia Primitiva: As tecnologias primitivas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, escrita, etc.
- Tecnologia Medieval: Englobam invenções com a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiriam a expansão marítima.
- Tecnologias na modernidade: As invenções tecnológicas da Revolução Industrial, século XVIII provocam profundas transformações no processo produtivo.
- Tecnologia na atualidade: A partir do século XX, destacam-se
- Tecnologia de informação e comunicação
- Evolução das telecomunicações
- Computadores
- Internet
- Energia nuclear
- Nanotecnologia
- Biotecnologia
- Demais tecnologias
As novas tecnologias são frutos do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação. Nos dias atuais, os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade, sobretudo na igreja.
As tecnologias aplicadas na igreja são vilões ou instrumento de apoio? Se a tecnologia pode ajudar na medicina, na engenharia nos afazeres domésticos, nas empresas, por que não pode ajudar dentro da paróquia? Já pararam para pensar nisso? A tecnologia fez com que os trabalhos ganhassem outras formas, e uma delas é o trabalho home office.
E quais são os benefícios que a tecnologia pode trazer?
- Redução de custo
- Aumento de produtividade
- Otimização e automação de processos
- Aumento do controle de qualidade
- Melhoria da gestão de talentos
- Otimização da tomada de decisão diária
- Melhoria da comunicação interna
É importante destacar a necessidade que o meio tecnológico tem para as paróquias, para quem trabalha dentro das igrejas e para os fiéis, pois facilita e muito para executar o serviço, além do mais, auxilia nas mensagens de fé, na organização e praticidade.
E que tal começar a colocar em prática dentro da sua paróquia?
Quer saber mais sobre o assunto pode estar acessando:
Circuito Theòs – Dia 3 (23/11/2022) – A Tecnologia aplicada no dia a dia das pastorais. Conteúdo riquíssimo para melhorar ainda mais a qualidade da sua paróquia.
https://www.youtube.com/watch?v=Z1Wzlqu_hiM&t=844s