Prelazia de Borba, no Amazonas, é elevada a Diocese.

Prelazia de Borba, no Amazonas, é elevada a Diocese.

Compartilhe nas redes sociais: Array

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na sexta-feira, 18 de Novembro, Santa Sé comunicou a decisão do Papa Francisco em elevar a prelazia territorial de Borba a diocese. No mesmo instante, o pontífice nomeou como primeiro bispo diocesano dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo prelado de Borba.

Segundo dados sobre a Circunscrições Eclesiásticas Católicas no Brasil – Editora UFMS, a Prelazia de Borba é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Conselho Episcopal Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Manaus.

As circunscrições eclesiásticas são divisões territoriais e administrativas da Igreja Católica cujo objetivo é organizar e tornar mais eficaz a gestão e o controle das populações e do território. Sendo as paróquias, missões, prefeituras apostólicas, prelazias, dioceses e arquidioceses.

Histórico Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a elevação da prelazia da diocese, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva foi nomeado o primeiro bispo diocesano de Borba. Natural de Linhares (ES), dom Zenildo nasceu em 6 de junho de 1968. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Recebeu a ordenação presbiteral em 11 de Agosto de 2001. Possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Na trajetória sacerdotal, atuou como formador do Juniorato Redentorista, em Manaus. Foi pároco em paróquias da arquidiocese de Manaus, entre 2001 e 2011, e também atuou como vice provincial dos redentoristas de 2011 e 2014. Foi nomeado como coadjutor de Borba em fevereiro de 2016. Dom Zenildo escolheu como lema episcopal.

Como bispo, atuou como coadjutor da prelazia de Borba, entre 2 de abril de 2016 e 20 de setembro de 2017. Assumiu o governo da prelazia três dias depois. No ano de 2019, foi eleito secretário do Regional Norte 1 da CNBB.

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).