Nascido na região da atual Turquia, no século III, Jorge se mudou ainda criança para a Palestina. Seguiu carreira militar e logo foi promovido a capitão do exército romano, sob o comando do imperador Diocleciano. Quando tomou conhecimento dos planos do imperador de matar todos os cristãos, revoltou-se. Afastou-se do exército romano, distribuiu toda a sua riqueza aos pobres e colocou-se ao lado da fé cristã.
Jorge foi perseguido, preso, ameaçado e torturado; mas nada disso o fez renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado. Dizem que diante de tanta resistência, a própria esposa do imperador se converteu ao cristianismo.
São Jorge é comumente representado sobre um cavalo enfrentando um dragão, e isso se dá por causa da seguinte lenda: “Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Para acalmar sua ira lhe eram entregues oferendas, como animais e crianças. A filha do rei foi sorteada para ser oferecida como sacrifício, nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e venceu o combate com o animal, e fez com que aquela cidade se convertesse a Cristo.”
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
São Jorge, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova