Os colaboradores das paróquias e Cúria metropolitana recebem treinamentos no sistema Theòs ministrado por Glaucia Sarmento, nos dias 27 a 30 de setembro. As equipes vivenciaram quatro dias de imersão no sistema eclesial. Houve momentos com apresentações e laboratórios práticos que foram alinhados processos administrativos, financeiros, contábeis, departamento pessoal e principalmente pastorais.
Segundo informações da Arquidiocese de Santa Maria, as palestras foram divididas em 4 dias. Sendo assim, no primeiro dia, os treinamentos com as equipes da Cúria Metropolitana, dando foco na parte de certidões e contábil, e na reorganização do departamento pessoal que a partir de janeiro de 2023 passará a usar o Sistema Theòs.
Dando sequência, no segundo encontro, nos dias 28 e 29 foi realizado nas dependências da Faculdade Palotina (FAPAS) com a participação de colaboradores, secretárias e padres, sendo distribuído em dois dias os assuntos abordados. Na quarta-feira, o dia foi dedicado à organização dos processos administrativos, contábeis e financeiros. Produzindo uma orientação única para todos os envolvidos e determinadas as atividades que competem a cada parte, ou seja, quais são as atividades sob responsabilidade das paróquias.
Na quinta-feira, a abordagem foi a partir dos processos pastorais revisitando as formas de cadastro de fiéis e dos sacramentos e duas formas de arquivamento, com a adequação para a nova Lei Geral de Proteção de Dados, segundo a Arquidiocese de Santa Maria.
No último dia, as secretarias foram presenteadas com flores e bombons para celebrar o Dia da Secretária(o), sendo comemorado no dia 30 de setembro. Segundo Arquidiocese Santa Maria, para a secretária da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Bianca Tolfo: “o treinamento do sistema eclesial para colaboradores da arquidiocese ajudou a recordamos alguns aspectos que já haviam sido passados e recebemos algumas dicas para nos organizarmos nos lançamentos”, conta Bianca. “Muitas questões foram analisadas, questionamentos foram feitos, facilitando assim o entendimento geral”, concluiu.
Para finalizar, o Padre Vanderlei Cargnin, SAC Ecônomo e Moderador da Cúria, que prestigiou o treinamento, diz: “esses encontros são importantes porque colaboram na formação de nossas pessoas”, comenta. Para o Padre é de suma importância entender o que é preciso fazer, e também ocupar-se ao máximo do que o sistema pode oferecer. “Seja na parte contábil e financeira, com isso nos ajustamos às legislações vigentes. Sou grato pela presença de todos, principalmente das secretarias, porque é na ponta que as coisas acontecem”, concluiu o padre.
Créditos: Arquidiocese de Santa Maria