O mundo sem “papel moeda” é mais um componente no processo de digitação da sociedade humana. Você acredita que o dinheiro físico continuará existindo? Esse é o grande questionamento que envolve muitas pessoas que trabalham dentro das paróquias.
No dia 24 de Novembro foi a vez do Rogério Rodrigues, no Circuito Theòs Imersão e Conhecimento, ministrando sobre o envolvimento da tecnologia com o dinheiro e a importância que a área tecnológica tem para as paróquias.
O que diz o mercado? Como é a circulação do dinheiro nos dias de hoje? Com base nos processos de evolução no meio tecnológico, qual é o comportamento do brasileiro referente ao mundo sem “papel moeda”?
Os cartões de crédito, débito e pré-pagos devem responder por até 60% dos pagamentos de despesas das famílias até o final do ano. Em 2021 foram 31 bilhões de transações com cartão (R$ 2,65 tri).
O mundo sem dinheiro é possível?
O dinheiro em espécie vai ficar cada vez menos acessível daqui para frente. E esse fato agrega alguns benefícios para a sociedade. E como isso é possível? Com menos crime, monitoramento do dinheiro, sem gerenciamento de caixa, pagamentos internacionais, etc.
Com a ausência do dinheiro, os pagamentos acontecem de forma eletrônica. Ao invés de usar o papel e moeda, é permitido uma transferência de fundos para outra pessoa ou empresa. A logística ainda está em desenvolvimento, mas existem alguns apontamentos sobre como uma sociedade sem dinheiro pode evoluir.
Os cartões de crédito e débito são alternativas de dinheiro, como forma de pagamento mais conhecida na atualidade. Mas ainda o uso dos cartões não é o suficiente. Os dispositivos móveis se tornarão uma ferramenta principal para a efetuação dos pagamentos.
Solução integrada:
Integração com Eclesial: Todas as operações realizadas na maquininha estão integradas ao sistema financeiro e contábil, evitando retrabalho de lançamentos.
Recebimentos simplificados: Aceita cartões de créditos e débitos das principais bandeiras.
Recorrência: Dízimos e ofertas com recorrência, fica tudo registrado e o fiel leva o comprovante para a casa.
Modo PDV: Usuário do sistema pode chamar a maquininha nas telas de recibo do Pastoral para realizar a conclusão de uma transação.
Conta PIX: QR Codes personalizados, PIX para recebimentos, conciliação total e automática e totalmente automatizada ao Eclesial. É necessário divulgar as ações que as paróquias estão realizando.
Ações ativas e inteligentes:
- Liquidez
- Transparência
- Vantagem clara e evidente
- Conveniência
- Privacidade
- Segurança
Na imersão, Rogério Rodrigues, junto com Klayton Dias explicaram a importância da substituição das maquininhas e dos aplicativos pelo dinheiro em espécie. A facilidade que os fiéis têm pela forma de pagamento até mesmo no período de missas, doação de ofertas e a contribuição do dízimo.
Aqui deixaremos o link da transmissão da Imersão para aqueles que não conseguiram assistir e tem a curiosidade em saber mais sobre o tema que foi abordado. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5j80vkX2d3Y, e saiba como inovar a tecnologia dentro da sua paróquia.