Marcos era de origem judaica e de uma família cristã, ainda era criança quando a morte e a ressurreição de Jesus aconteceram. Acredita-se que foi na casa de seus pais que teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como o dia de Pentecostes, por isso, sua casa passou a ser conhecida como Cenáculo, que significa “local de reunião”.
Quando jovem, Marcos tornou-se discípulo de Pedro e foi com ele para Roma. Lá começou a preparar seu escrito sobre a vida de Jesus, que viria a se tornar o Segundo Evangelho. Em Roma, Marcos também prestou serviços a são Paulo, quando este estava preso pela primeira vez.
Ele começa seu Evangelho apresentando a missão do profeta João Batista, que ficou conhecido como a “voz que grita no deserto”. Nos tempos primitivos, o leão habitava os desertos e seus rugidos impunham temor e respeito, por isso, este Evangelista é representado pelo leão.
São Marcos evangelizou, no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.
São Marcos, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova / Cruz Terra Santa